Edição V. 20, Ed. 8 - 03/03/2020

Patrimônio material e ensino de História: a importância da História local em sala de aula

História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

A legislação educacional brasileira incentiva a utilização e pesquisa dos bens patrimoniais das cidades como fonte de dados para o ensino de História, pois cria espaços de aprendizagem no cotidiano e mostra a importância de valorizar e preservar os locais e objetos históricos.

Leia este artigo

As ideias do texto “Concepção dialógica e as NTIC: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos”

Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância e Política Educacional

Esta resenha analisa um artigo que aborda a relação entre a educação e a comunicação, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação e a forma como elas atuam nos processos de ensino-aprendizagem, visto que as interações são permeadas por esses recursos tecnológicos.

Leia este artigo

Os conceitos de competências de ensino no século XXI: transformação da educação contemporânea

História da Educação

É perceptível a responsabilidade do docente na preparação do ensino em espaço escolar e profissionalizante, em áreas interdisciplinares e na educação do sujeito para atuar no campo de trabalho de diversos tipos de ação individual ou autônoma; deve-se favorecer a educação ativa construtiva, como exigência do século XXI, abrangendo a formação profissional no uso da tecnologia, que pode facilitar os estudos e pesquisas, na busca de absorção de conhecimentos, para a transformação do sujeito dentro da ética profissional e da educacional.

Leia este artigo

Educação Física: planejamento e propostas de aulas para o Ensino Fundamental baseadas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais

Formação de Professores e Educação Física

A disciplina de Educação Física, na escola, permite que sejam trabalhados os diversos temas transversais definidos pelos PCN. Este artigo apresenta várias sugestões de atividades e planejamentos de aulas para aplicar esses objetivos, permitindo melhorar a cidadania e a participação dos alunos.

Leia este artigo

Jogos didáticos de Ciências – ludicidade e integração

Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências em colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A abordagem do assunto animais vertebrados foi complementada com jogos didáticos confeccionados pelos próprios estudantes e revelou interesse e participação atípicos com essa metodologia, evidenciando que atividades mais dinâmicas despertam entusiasmo e autonomia dos estudantes, favorecendo ainda a aprendizagem de forma coletiva e a integração do grupo.

Leia este artigo

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco