Edição V. 22, Ed. 11 - 29/03/2022

O estágio pré-operacional: uma breve discussão acerca da aplicação de testes piagetianos

Psicologia e Educação Infantil

O trabalho descreve um relato ocorrido em um município do sudoeste da Bahia e realizado com duas crianças em fase de alfabetização. Ele objetiva expressar a funcionalidade dos testes piagetianos na verificação da aprendizagem segundo os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, de maneira que, por meio das aplicações, sejam averiguadas relações práticas entre o que o autor propõe à realidade vivencial das crianças em estágio pré-operacional e a necessidade de adaptação das atividades escolares com base nas fases que correspondem ao que as crianças estão vivenciando.

Leia este artigo

O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19

Educação a Distância

Devido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.

Leia este artigo

Brincar e aprender com a língua portuguesa: considerações sobre ludicidade e aprendizagem da linguagem

Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo discute aspectos da ludicidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Utilizou revisão bibliográfica da literatura e relato de experiência, problematizando a questão da progressiva perda de espaço da oferta de atividades lúdicas no Ensino Fundamental e suas repercussões na escolarização. Observa-se a importância da oferta de propostas que envolvam brincadeiras, interações e possibilidades das expressões próprias da infância no contexto escolar para o desenvolvimento integral da criança e, sobretudo, contextualizadas aos objetos de aprendizagem.

Leia este artigo

Professores da EJA em formação ampliam perspectivas a partir da escuta dos alunos

Formação de Professores

Este artigo é fruto da análise de narrativas docentes a partir de um curso de formação continuada realizado em uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro localizada na cidade de Niterói. Tem por objetivo desvelar, com base nas vozes de alguns professores, como eles veem os alunos da Educação de Jovens e Adultos e quais são os objetivos desses estudantes ao buscar a escola. Os relatos foram analisados à luz da metodologia da tematização proposta por Fontoura e discutidos em diálogo com teóricos como Freire, Arroyo e Nóvoa. Foi possível perceber a importância da escuta atenta e a relevância da troca de experiências.

Leia este artigo

Reflexões acerca da pessoa surda e as dificuldades em reconhecer a estrutura gramatical da língua portuguesa

Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

O estudo teórico em questão visou analisar como o surdo adquire autonomia na realização da atividade que envolve a disciplina de Língua Portuguesa. Acredita-se que muito se tem discutido acerca de questões da Educação Inclusiva, materiais e/ou recursos adaptados; entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros se tornam bastante escassos. Com o Decreto nº 5.626/05, a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas no plano de aula formal. Todavia, apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais ainda é insuficiente, pois esta deve ser obrigatoriamente o principal meio de acessibilidade.

Leia este artigo

Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental

Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco