Edição V. 22, Ed. 13 - 12/04/2022

O uso das redes sociais para a sensibilização dos alunos sobre as violências sofridas pelos professores

Saúde, Comunicação, Política Cultural e Política Educacional

Atualmente, a violência é um dos principais problemas da sociedade. Ela é encontrada em todas as classes sociais, refletindo ainda na vida escolar, de forma a interferir diretamente na saúde de alunos e professores, que convivem frequentemente com agressões, ameaças e abusos. Consequentemente, impacta no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. Há vários fatores que contribuem para o crescimento dessa violência, como a falta de estrutura familiar, vulnerabilidade, falta de tolerância com o próximo e a facilidade de acesso as drogas. Todos esses fatores prejudicam o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento das pessoas.

Leia este artigo

A construção de narrativas geográficas através de jogos de tabuleiro: possibilidades para o ensino de Geografia Física na Educação Básica

Geografia, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A disciplina de Geografia é trabalhada de forma específica a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Todavia, a fragmentação, a compartimentação e a superficialidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos geram déficit de aprendizagem e dificuldades de assimilação, sobretudo no que tange à Geografia Física. Este trabalho apresenta uma proposta de produção de material didático cujas premissas são os jogos de tabuleiro, buscando explorar competências e habilidades para a compreensão da relação entre a dinâmica interna da Terra e as peculiaridades do espaço como narrativas geográficas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem para o Ensino Médio.

Leia este artigo

A interdisciplinaridade como facilitadora da inclusão e enriquecimento da aprendizagem: um estudo de caso

Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD), da PUC-MG, realizado remotamente. Foram analisadas as atividades efetivadas, assim como o desempenho de extensionistas para a construção de saberes, com o enfoque na perspectiva da interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre do ano de 2021 com o objetivo de sensibilizar e gerar uma reflexão acerca da importância de práticas interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo

Aspectos psicomotores e desenvolvimento infantil

Saúde, Educação Infantil e Política Educacional

A Psicomotricidade é toda a ação realizada pelo indivíduo que representa as suas necessidades e permite a sua relação com os demais. Na Educação Infantil, a educação psicomotora possui papel relevante na prevenção das dificuldades escolares. Este estudo objetivou pontuar as contribuições dos aspectos psicomotores para o desenvolvimento infantil. Para tanto, contou com a participação de uma menina de cinco anos da cidade de João Pessoa/PB. Utilizou-se uma bateria psicomotora como protocolo de observação; os dados foram analisados de acordo com a frequência de erros e acertos dos itens contidos no protocolo de observação.

Leia este artigo

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Matemática

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática oferece construção de conhecimento criando métodos tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Esse processo pode ser desafiador, determina o ponto de partida; o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino dos jogos está intimamente ligado ao interesse de quem aprende Matemática e contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao trazer a criatividade para a sequência didática apresentada.

Leia este artigo

Do surgimento das Neurociências às bases da Neuropedagogia: uma trajetória

Formação de Professores

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos educadores brasileiros, elaboramos este artigo. A principal função deste trabalho é apresentar a Neuropedagogia aos docentes que ainda não se beneficiam dos conhecimentos que ela disponibiliza. Acreditamos ter reunido neste texto algumas informações básicas inerentes a essa disciplina e incentivamos nossos colegas a se aprofundar nela. O resultado será um processo de ensino-aprendizagem mais agradável, significativo e, como consequência, mais eficiente.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco