Edição V. 22, Ed. 19 - 24/05/2022
O autismo infantil e a inclusão social na educação: revisão histórica e sistêmica atual
Educação Especial e InclusivaO presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica por meio da análise da história do autismo, desde a sua descoberta até os dias atuais, determinando os registros no país e no mundo e como se encontra o panorama acerca da inserção das crianças autistas nas redes de ensino, visando as possíveis melhorias. Pode-se caracterizar o autismo infantil como um déficit no desenvolvimento social do indivíduo, levando-o a situações de isolamento social, dificuldades no uso de linguagens e comunicação, dificuldade em relações pessoais e inclusão na educação.
Leia este artigoA produção de texto com o gênero poético na sala de aula virtual - propostas para o ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto reflete sobre a importância do trabalho com produção textual na escola e apresenta proposta de trabalho didático-pedagógica com o gênero poético visando à formação do leitor e promoção da leitura de literatura no âmbito escolar. A proposta foi pensada para o ensino remoto emergencial, ou seja, trata a produção textual em um ambiente virtualizado e em tempos de isolamento social, com aulas a distância, sem deixar de considerar as etapas principais da produção de texto: leitura, escrita e reescrita, bem como as etapas semânticas de significação e ressignificaçao que podem e devem ser exploradas durante e após o processo da educação e produção linguística envolvendo a leitura e a produção de textos.
Leia este artigoAnálise de uma proposta avaliativa: rendimentos teóricos e práticos
FísicaEste trabalho é um relato de experiência a qual foi vivenciada no processo avaliativo da disciplina de Física com 114 educandos. O objetivo da proposta foi analisar os rendimentos que os educandos obtiveram em cada momento do instrumento avaliativo constituído por uma parte teórica e outra prática. Foi constatado na parte teórica que quase todos educandos sabem interpretar e analisar os fenômenos físicos assinalando ou destrinchando de forma escrita a resposta. Na parte prática notou-se que uma minoria consegue alcançar os procedimentos corretos no processo resolutivo. A experiência permitiu conhecer algumas peculiaridades e planejar novas metodologias.
Leia este artigoHistória Local no currículo do Estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso do 9º ano do Ensino Fundamental
História, História da Educação e Política EducacionalA presente pesquisa tem como objetivo central compreender o espaço ocupado pela História no currículo do Estado do Rio de Janeiro, constituindo um estudo de caso da matriz curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. A investigação engendra a metodologia estatística e a análise de conteúdo como ferramentas de leitura da normativa que regulamenta o ensino de História Local. Desse modo, esta pesquisa insere-se no âmbito da História da Educação, procurando compreender as estruturas conceituais, pedagógicas e legislativas que fundamentam a normatização da História local e a sua relação com o aprendizado no currículo fluminense.
Leia este artigoPercursos desenvolvidos pelo Projeto Étnico-Racial da Universidade de Passo Fundo
Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO Projeto de Extensão Étnico-Racial desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) manifesta uma ação de extensão em relação ao território de análise. O projeto desenvolvido tem como objetivo principal construir processos de viabilização da promoção e da proteção dos direitos de grupos étnico-raciais minoritários socialmente na comunidade de Passo Fundo/RS e região. O trabalho enquadra-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, já que busca mediar as diferentes culturas com vistas à inserção de diferentes grupos étnicos.
Leia este artigoPedagogias do esporte e práticas pedagógicas docentes
Formação de ProfessoresAs pedagogias do esporte buscam deslocar o ensino do esporte da simples repetição técnica para um ensino que vise à formação de sujeitos. Nosso objetivo foi problematizar a importância da realização de momentos teóricos e práticos no processo formativo docente. O estudo caracteriza-se como pesquisa-ação. Foi formado um grupo de estudos com onze professores que ensinam exclusivamente esportes na Escola Arena da Educação. Ao final dos encontros, esses professores puderam evidenciar que a formação continuada no contexto teórico-prático no ensino do esporte potencializa o afastamento em relação aos modelos tecnicistas.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui