Edição V. 22, Ed. 2 - 18/01/2022
Tecnologia e o “ensino aprendizagem”
História, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste trabalho visa levar aos professores de História a possibilidade de uso da tecnologia disponível na escola, buscando mais interação por parte dos alunos, pois o mundo digital é uma ferramenta poderosa para estimular a curiosidade. Trazer os meios tecnológicos para dentro da sala de aula é de suma importância; percebemos que os discentes atuais estão voltados à imagem e não muito ao método tradicional. As transformações tecnológicas fazem aparecer novas necessidades sociais que se refletem na educação, estabelecendo indagações sobre a função da escola perante a tecnologia.
Leia este artigoO protagonismo do aluno em projetos interdisciplinares: o Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO artigo analisa o papel de protagonismo do aluno em projetos da proposta curricular chamada Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica. Com base em estudo do tipo etnográfico em educação, as residentes-pesquisadoras realizaram trabalho de campo observando e participando dos projetos, para depois fazer entrevistas e colher dados. Feitos esses procedimentos, somados a leituras e discussões teóricas sobre Paulo Freire, interdisciplinaridade e metacognição, o trabalho foi redigido com o docente-orientador a partir dos momentos de orientação da Residência Educacional.
Leia este artigoImunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoUma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.
Leia este artigoRelações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes PlásticasNeste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.
Leia este artigoA historicidade da Arte na Educação em diálogo com experiências teatrais com jovens em conflito com a lei
Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVEste trabalho pretende discutir os objetivos do teatro e o papel do professor de arte na Educação Básica, a partir de análise histórica das políticas educacionais e do relato de vivências teatrais. Considerando as premissas de alguns documentos basilares da educação, o artigo objetiva refletir, por meio da narrativa de propostas pedagógicas teatrais na socioeducação, a viabilidade de algumas diretrizes das políticas educacionais no Brasil, sobretudo no que concerne às artes, e os impasses que dificultaram a concretização dessas ações.
Leia este artigoUma breve contextualização da identidade feminina em Americanah
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem como foco a contextualização da identidade feminina em Americanah, fazendo breve explanação ao perpassar o dialogo diante da visão de Hall na construção da identidade. Aborda-se breve explanação da visão de Bhabha em seu livro O local da cultura, realizando uma narrativa em que buscamos apresentar a problemática da desconstrução da identidade feminina no entre-lugar Estados Unidos/Nigéria no contexto pós-colonial na obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, focalizando em especial a protagonista Ifemelu. A escolha da personagem se deu pela diferente condição em que ela foi para os EUA e as diversas formas como sua identidade foi afetada.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui