Edição V. 22, Ed. 27 - 26/07/2022

Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”

História e Outras Mais Específicas

Evaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.

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Feminino som, luz e singularidade: o voltar para casa, colher poemas

Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, em que a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas, Marcelo Calderari Miguel traça diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o melhor em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são trabalhos que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e sua importância na sociedade.

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O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e os desafios de gestão educacional do município de Poção/PE

Política Educacional

O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para a efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção/PE, nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação baseou-se na pesquisa documental e em dados secundários oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Concluiu-se que dentre os desafios estão a contração de matrículas, a diminuição do número de unidades escolares, a redução no atendimento do transporte escolar e o drástico declínio no quantitativo de docentes nas escolas rurais.

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Educação Ambiental no âmbito da gestão escolar

Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo discutir os problemas ambientais enfrentados pela sociedade, enfatizando o papel transformador da educação e o quanto uma gestão escolar pautada em princípios democráticos e participativos pode trazer avanços significativos na construção de uma sociedade sustentável. Também mostra a sua contribuição para a elaboração de respostas a alguns desafios enfrentados pelas escolas e pela gestão no âmbito da Educação Ambiental e no processo de formação dos alunos. Neste trabalho há o intuito de refletir sobre as questões ambientais partindo da necessidade de uma gestão escolar consistente e transformadora.

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Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola

Língua Portuguesa e Literatura

O papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.

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Sequência didática para o ensino da Cinemática

Física

A formação continuada apresenta-se como uma condição necessária para o melhor desempenho da docência. Um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional. Vale ressaltar que isto foi observado durante a pandemia quando docentes tiveram que adquirir novos conhecimentos, nomeadamente em ferramentas educacionais. Neste sentido, observamos que metodologias aplicadas ao ensino presencial não seriam válidas no ensino remoto.

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Até 13/12 | Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências

Até 13 de dezembro estarão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ), para início no 1º semestre de 2023.

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19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo

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11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

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13/12/21 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

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26/10/21 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

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Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

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