Edição V. 22, Ed. 41 - 01/11/2022

A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?

Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo discutir a formação de docentes a partir da distante teoria proporcionada pelas universidades em relação às realidades existentes nas escolas. As universidades operam cada dia mais distantes das realidades escolares e das individualidades docentes e discentes, enfatizando o seu caráter tecnicista e seu pouco diálogo como constituição entre teoria e prática. O estudo bibliográfico, de cunho exploratório, tem por base os pensamentos de Rudolf Steiner e Selma Garrido Pimenta, que discutem conceitualmente a formação docente, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito das individualidades.

Leia este artigo

Leitura de imagem: a obra "Mulher chorando", de Pablo Picasso, uma abordagem da metodologia panofskiana

Artes Plásticas, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O objetivo principal desta pesquisa é analisar uma obra de Pablo Picasso de 1937, intitulada “Mulher chorando”. A partir dessa experiência sensível pode-se relacionar o eixo teórico com o pensamento de Manguel (2001), de Didi-Huberman (2013), de Panofsky (2007) e contribuições de outros autores, além de relacionar a temática com conteúdo voltado para a área de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura e Arte). Os resultados desse estudo podem ser compreendidos como de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem de todos que usam esse método de leitura de imagem no contexto educacional/escolar.

Leia este artigo

Educação Matemática: a transposição do Ensino Fundamental para o Médio dos estudantes do campo

Matemática

O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória dos estudantes do Ensino Médio do IFMG – Câmpus São João Evangelista em Matemática. Definiu-se como participantes os estudantes provenientes das zonas rurais regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio Técnico que colaboraram ao responder ao questionário fornecendo os dados necessários à análise de suas trajetórias, a partir de suas percepções a respeito da Educação Matemática e sua transposição do Ensino Fundamental para o Médio. Os resultados sugerem que houve queda no desempenho e na aprendizagem de conceitos matemáticos na transposição para o Ensino Médio.

Leia este artigo

Storytelling e gamificação com estratégias didáticas problematizadoras em temas de Educação Ambiental

Ecologia e Meio Ambiente

A inserção de ferramentas digitais na educação é primordial para acompanhar as constantes mudanças na sociedade, a exemplo dos jogos educativos. Tais ferramentas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Além disso, devem estar relacionadas aos aspectos que promovam o protagonismo dos alunos, como a metodologia ativa storytelling, que, embora ainda pouco utilizada na educação, possui a premissa de inserção de histórias no ensino como forma de contextualização e promoção de motivação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da metodologia e recursos de gamificação na Educação Ambiental.

Leia este artigo

A cultura local no contexto escolar: prática pedagógica interdisciplinar possível

Formação de Professores

Objetiva-se, por meio deste estudo, promover um diálogo interdisciplinar sobre os segmentos sociais presentes na feira livre local de Xique-Xique, numa proposta pedagógica interdisciplinar que busca destacar o seu papel na construção identitária dos sujeitos que constroem a feira, bem como a sua representação histórica, tradição cultural e formas de transmissão, ao longo da cultura local, dentro do contexto de sala de aula de escolas com o Ensino Fundamental II, especificamente nos anos finais (8º e 9º anos).

Leia este artigo

A literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil

Educação Infantil e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo aborda o trabalho com a literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil como prática de construção de habilidades e conhecimentos na formação do educando. A literatura é um importante agente que apresenta o mundo à criança de forma lúdica, ensina os primeiros conceitos, desenvolve a criatividade, a imaginação e representações corporais. Os livros são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno no processo de aprendizagem e construção quando ainda em evolução e apresentação ao externo e o conhecimento interno.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco