Edição V. 22, Ed. 43 - 22/11/2022

A intervenção psicológica no atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista

Saúde, Psicologia e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo principal deste estudo é apresentar a importância da intervenção psicológica no atendimento da pessoa com TEA. Desenvolveu-se uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como ponto de análise o significado do TEA e as suas consequências para a vida do indivíduo, evidenciando-se a necessidade de uma intervenção psicológica como parte da rede de saúde pública mental, caracterizando-se a atuação do psicólogo no seu atendimento. Os resultados obtidos mostram que é consenso a importância da atuação do psicólogo junto a outros profissionais no tratamento e acompanhamento do TEA.

Leia este artigo

Análise de atividades experimentais voltadas ao ensino de Termoquímica propostas pelos livros didáticos

Avaliação

Este estudo almeja coletar informações sobre o uso de práticas experimentais envolvendo a Termoquímica em modelos diferentes apresentados pelos livros didáticos de Química do PNLDEM-2018. Na pesquisa, objetivou-se verificar semelhanças e disparidades nos resultados coletados após a execução das práticas. Também foi proposto verificar a construção de conhecimentos científicos pelo alunado. Assim, por meio de ferramentas da pesquisa qualitativa, nosso trabalho utilizou questionário estruturado, aplicando antes e depois da execução da prática experimental com 98 estudantes de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Santa Catarina.

Leia este artigo

Matemática: como aprendi, como ensinarei

Matemática e Vivências de Sala de Aula

A Matemática está presente no dia a dia, mas a forma de trabalhá-la em sala pode variar, privilegiando experiências do dia a dia. Não é só decorar a tabuada, é possível usar o raciocínio para substituir a memória. Acontece desse modo com os diversos cursos que utilizam conhecimentos matemáticos, como Engenharia, Estatística... porque é a Matemática que resolve problemas práticos. A equipe da escola – professores, coordenadores, diretores – devem se preparar para trabalhar dessa forma, capacitando os estudantes para a vida, para o trabalho, para a vivência em sociedade.

Leia este artigo

Guia do Educador para o filme "Kiriku e a feiticeira"

Vivências de Sala de Aula

O filme Kiriku e a feiticeira é um longa-metragem de 1998 que aborda uma lenda africana do nascimento de uma criança com altas habilidades, predestinado a mudar o futuro de sua aldeia contra a feiticeira Karabá, principal responsável pelo sumiço de todos os guerreiros da aldeia – aquela que secou a água e confiscou todas as joias das mulheres. O objetivo da produção do Guia do Educador é estimular uma reflexão crítica para o desenvolvimento de práticas reflexivas antirracistas no ambiente educacional, de modo a estabelecer um diálogo com a Lei nº 10.639/03 e a Base Nacional Curricular Comum no Ensino Fundamental.

Leia este artigo

A importância de alfabetizar psicopedagogiando

Formação de Professores

O presente trabalho objetiva realizar o levantamento bibliográfico de autores que abordam a importância de alfabetizar psicopedagogiando e a aplicação de questionário com a professora que trabalha no laboratório de aprendizagem da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, que busca medidas para saber como lidar com a situação de alunos que possuem dificuldades em aprender a ler e escrever e como desenvolver práticas relevantes para o processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, a problematização possibilita a reflexão sobre a questão: qual a importância da relação professor-aluno no processo educativo?

Leia este artigo

O ensino de estudantes com síndrome de Down no contexto da pandemia da covid-19

Educação Especial e Inclusiva

Em diferentes contextos históricos existem minorias populares que lutam pelo reconhecimento de seus direitos como cidadãos. Nesses contextos, por mais que existam leis que garantam os direitos às pessoas com algum tipo de necessidade especial, inclusive no Brasil, na prática, elas ainda vivenciam nas escolas e no seu cotidiano obstáculos e situações que interferem diretamente em sua aprendizagem, mobilidade e socialização. Com o aparecimento da pandemia do covid-19, foram evidenciadas ainda mais as vulnerabilidades existentes na Educação Especial sob a perspectiva inclusiva.

Leia este artigo

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Até 13/12 | Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências

Até 13 de dezembro estarão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ), para início no 1º semestre de 2023.

Veja mais aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação na imprensa

19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo

Leia aqui


11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12/21 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10/21 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Seção Divulgação Científica

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco