Edição V. 22, Ed. 7 - 22/02/2022

Aula de Carnaval: possibilidades didático-pedagógicas nas aulas de Artes Cênicas

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Como sempre, no Brasil, o início do ano letivo acontece próximo ao ciclo carnavalesco e traz a ideia de comemorar festivamente esse momento. Uma proposta nascida dos estudantes – falar sobre o Carnaval – levou à elaboração e montagem de uma dramaturgia que explorou as festas de Carnaval de vários pontos do planeta, valorizando a participação dos alunos de acordo com seus interesses e aptidões.

Leia este artigo

O salário do professor

Psicologia e Formação de Professores

Entre os profissionais da Educação, e por meio da luta sindical, se fala muito da questão do professor quanto a salário, que é muito baixo, que a profissão é desvalorizada, entre outras expressões. Sabemos que muitas pessoas – inclusive professores – costumam desestimular um filho, um sobrinho, um parente ou até um conhecido seu a seguir a profissão. É comum até ouvir que os baixos salários são uma das razões para a Educação do Brasil não caminhar tão bem. Mas existem outros salários que não são pagos em dinheiro. É desse salário que vamos falar.

Leia este artigo

Estilos de aprendizagem: análise de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública em Nilópolis/RJ

Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O presente artigo trata da ligação existente entre o ensino e os estilos de aprendizagem, buscando compreender como eles se relacionam. Para tanto, apresenta-se a pesquisa de verificação e análise dos estilos de aprendizagem de alunos do 6º ano de uma escola pública na Baixada Fluminense. Os problemas que motivaram este trabalho referem-se à heterogeneidade intrínseca à sala de aula e ao fato de que o ensino frequentemente não contempla os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que as dimensões mais equilibradas foram a visual/verbal e ativo/reflexivo.

Leia este artigo

Educação Inclusiva e suas repercussões

Educação Especial e Inclusiva, História da Educação e Política Educacional

O presente artigo objetiva fazer rastreamento histórico da Educação Especial, procurando resgatar os diferentes momentos vivenciados a fim de compreender os fatos que influenciaram o cotidiano escolar e as conquistas alcançadas pelas pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. Durante a maior parte da história da humanidade, o deficiente foi vítima do descaso, pois a ênfase era dada sobre sua “incapacidade” ou a sua “anormalidade”. Ao exaltar o valor do ser humano, havia uma visão patológica da pessoa com deficiência.

Leia este artigo

Estratégias de diretores e professores e a qualidade da educação pública no Estado do Maranhão

Avaliação

O presente artigo apresenta um estudo que objetivou investigar as ações de diretores escolares e professores em prol da qualidade da educação pública. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa adotou-se como metodologia: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa primordialmente os professores de Português e Matemática do 5º ano de escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada nas edições de 2007 e 2011.

Leia este artigo

Desenvolvimento de analogias como instrumento de ensino-aprendizagem em Citologia: transporte vesicular

Biologia e Biociências

Como ensinar fenômenos moleculares de modo que os alunos compreendam? Considerando os recursos, as ferramentas convencionais e as novas tecnologias, uma comunicação mais acessível entre professor e aluno pode contribuir muito para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Ensinar Biologia Celular significa ensinar aos alunos uma linguagem científica. Unir a linguagem científica a uma linguagem cotidiana torna o conteúdo ensinado menos estranho aos alunos. O desenvolvimento das relações analógicas é um instrumento de grande valia para professores como meio de autoaprendizagem aos alunos, fazendo com que não esqueçam o conteúdo aprendido.

Leia este artigo

Seção Divulgação Científica

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco