Edição V. 23, Ed. 1 - 10/01/2023

Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial

Matemática e Vivências de Sala de Aula

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.

Leia este artigo

O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar

Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Este trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.

Leia este artigo

Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química

Ecologia e Meio Ambiente e Química

O uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.

Leia este artigo

Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais de uma escola pública de Roraima

Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Cultural

Este relato apresenta uma experiência educativa, visando à promoção da alfabetização científica e tecnológica (ACT) dos estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Boa Vista/RR. Como fruto de uma pesquisa qualitativa, o relato adota tom analítico e interpretativo dos resultados colhidos, registros em caderno de campo, filmagens e fotografias. Os resultados sugerem que o uso da realidade aumentada contribuiu para a facilidade na aquisição de conceitos científicos na área de Ciências Naturais, assim como ampliou as possibilidades de compreensão.

Leia este artigo

Oficinas de redação para estudantes do Ensino Médio (EJA) numa escola pública de Vilhena/RO

Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de um projeto de redação desenvolvido com alunos da Educação Básica, na modalidade EJA, no segundo semestre de 2021 no Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no município de Vilhena/RO. Nosso objetivo era dar condições discursivas aos estudantes, matriculados nessa modalidade de ensino, para participarem da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto foi desenvolvido com os terceiros anos, no componente curricular de Língua Portuguesa, em colaboração com o professor desses discentes, durante duas semanas, no horário normal noturno de aula.

Leia este artigo

Processos lúdicos e relações com jogos na adolescência e na juventude: reflexões para a prática pedagógica

Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Neste artigo, discutimos a relação com o lúdico e com jogos na adolescência e na juventude com vistas à reunião de reflexões caras à prática pedagógica na perspectiva de um referencial teórico-epistemológico sobre a temática. Para tanto, procedemos às análises qualitativa e quantitativa de um grupo específico, entrevistado para a composição de amostras de insumos para a interpretação dos processos lúdicos cotidianos. Desse modo, o estudo, de natureza reflexiva, evidencia que os processos de ensino-aprendizagem formais na Educação Básica podem ser enriquecidos pelo uso de jogos e outros instrumentos pedagógicos.

Leia este artigo

Revista Educação Pública agora é B1

Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

O sistema Qualis, gerenciado pela Capes, classifica as revistas científicas publicadas no Brasil. No final de 2022, o ranking indicou que a revista Educação Pública havia alcançado o nível B1, o mais alto nível da história da publicação. Isso se deve à qualidade dos artigos veiculados e ao número de seus trabalhos citados em outras obras, mas também às ações de modernização da revista, que visam principalmente desenvolver e incentivar a interação dos autores e leitores – objetivo da revista desde seu início – confirmando a relevância da Educação Pública.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco