Edição V. 23, Ed. 10 - 21/03/2023

A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19

Física e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.

Leia este artigo

Reflexões sobre a evolução social da criança

Psicologia

O presente trabalho visa apresentar reflexões sobre a evolução social da criança tomando por base as vertentes tradicionais e interacionistas de análise, destacando a sua importância tanto para a Psicologia como para a Pedagogia. Nossas reflexões se apresentam como tentativa de síntese dos pressupostos teóricos de importantes autores como Piaget, Vygotsky e Wallon para a compreensão da criança como sujeito de sua história, capaz de recriar seu processo de socialização e de interferir na realidade social, na medida em que interage com o meio, modificando-o e modificando-se.

Leia este artigo

Construção e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional

Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Este artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.

Leia este artigo

Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas

Vivências de Sala de Aula

Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.

Leia este artigo

Racismo na obra lobatiana: uma análise do livro "Caçadas de Pedrinho"

Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo analisa a obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, acusada de racismo. Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, que discute o negro na literatura brasileira. Este artigo trata da forma como os docentes devem abordar obras semelhantes às lobatianas, para as quais a censura não é uma escolha viável, devido aos fatores que remetem ao contexto histórico no qual elas foram escritas.

Leia este artigo

Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental

Saúde

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco