Edição V. 23, Ed. 19 - 23/05/2023
O uso de tecnologias na escola: por uma formação plena
Formação de Professores
A escola atual é alvo de diversos questionamentos e críticas, principalmente pelo seu modelo tradicionalista, pois não possibilita a plena formação de seus alunos em razão da utilização de metodologias ultrapassadas em oposição a uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente. Desse modo, este ensaio objetiva apresentar a possibilidade da utilização das tecnologias como suportes ao ensino, proporcionando aos alunos novas possibilidades e perspectivas de aprendizado. Esse aprendizado múltiplo que as tecnologias possibilitam dialoga com o conceito de rizoma.
Leia este artigoProjeto de construção de um semáforo de trânsito sonoro para deficientes visuais em uma escola pública
Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula
A mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual afasta estudantes da sala de aula. As políticas públicas que deveriam garantir o acesso desses indivíduos ainda precisam ser discutidas dentro e fora do ambiente escolar. Assim, observa-se que o debate do tema é necessário, de modo a promover a efetiva inclusão de alunos. Nesse contexto, apresentamos aqui um relato de uma experiência que foi desenvolvida em uma turma de Física de uma escola pública, em que se pretendeu, com base em um tema chave (a acessibilidade dos estudantes com deficiência visual), observar o desenvolvimento das competências curriculares.
Leia este artigoA educação como possibilidade de transformação e ressocialização dentro do sistema carcerário
Instituição Escola
Este ensaio busca compreender como a Educação pode ser vista como prática de jovens e adultos em privação de liberdade, na perspectiva de repensar os caminhos para as práticas educativas no interior das unidades prisionais, pensando nelas como instituição de aprendizagem, em que a Educação seja um direito e não um benefício, tendo esses sujeitos como pessoas que estão em processos de reeducação para a possibilidade de reintegração à sociedade. A pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação se dá em sistemas prisionais e como esses espaços podem colaborar.
Leia este artigoPráticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula
Este artigo consiste em recorte de tese de doutorado à luz da Teoria das Representações Sociais sobre práticas de leitura para bebês e crianças na Educação Infantil. Para tanto, a geração de dados foi sistematizada com a observação das aulas e a realização das entrevistas com nove professoras. Nas aulas foram registradas a prática de leitura, a reação dos bebês/crianças nesses momentos e ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização dos materiais da sala. A análise dos dados permitiu constatar que os professores representam a leitura na infância como percurso de aprendizagem.
Leia este artigoEducação de Jovens e Adultos: formação docente, práticas pedagógicas e letramentos
Sociologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional
Objetivamos tecer reflexões a respeito da situação educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente das questões que atravessam a formação de professoras/es e as práticas pedagógicas aplicadas nesse segmento de ensino, em particular práticas de letramento crítico. Para esse fim, o texto se constrói a partir de análise bibliográfica de estudos como os de Faria, Soares e Pedroso, Schneider e Fernandes, os quais oferecem bases teóricas para pensar, no contexto atual, as questões de interesse deste trabalho. Também apresentamos brevemente uma proposta de abordagem da leitura do gênero charge em sala de aula, à luz da uma perspectiva que valorize as práticas de letramento crítico (Sousa e Oliveira).
Leia este artigoEstratégias para divulgação científica em Entomologia: um relato do projeto Meu Amigo Inseto
Biologia e Biociências, Educação Infantil e Formação de Professores
O projeto de extensão Meu Amigo Inseto consiste em um programa de divulgação científica voltado a estudantes da Educação Básica a fim de construir, com a divulgação de materiais digitais e ações em escolas, uma nova visão sobre a classe dos insetos, trazendo uma nova vivência com esses animais. O projeto foi executado pela produção de conteúdos digitais publicados na página do Instagram @meuamigoinseto, jogos digitais e ações presenciais em escolas e no Laboratório de Entomologia da UFG. Verificou-se a influência do projeto através de um teste χ2 aplicado para as postagens e através de dados observacionais coletados.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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