Edição V. 23, Ed. 20 - 30/05/2023
O ensino em Zoologia no período remoto: uma análise do Plano de Estudo Tutorado de Minas Gerais
ZoologiaNo período pandêmico de 2020, novas estruturações para o ensino remoto foram criadas. Na tentativa de contemplar os estudantes, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Plano de Estudo Tutorado (PET). Este artigo analisa os PET destinados ao Ensino Fundamental I para o conteúdo de Zoologia, utilizando a metodologia proposta por Vasconcelos e Souto. Os dados apontam para a superestimação das relações morfofisiológicas dos animais em detrimento de demandas atuais, além de baixa qualidade das figuras utilizadas no documento e repetição dos exercícios, sugerindo possível reanálise do conteúdo abordado, conceitual e figurativamente.
Leia este artigoContribuições para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica
MatemáticaMuitos alunos continuam apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para o embasamento desta pesquisa qualitativa bibliográfica foram analisados artigos de diversos autores. Verifica-se, portanto, que para falar sobre a aprendizagem é preciso falar também sobre o ensino, uma vez que a aprendizagem e o ensino estão interligados. Assim, entende-se a relevância da figura do professor no papel de facilitador na construção do conhecimento dos alunos. A aprendizagem do aluno está vinculada à intermediação do professor, bem como à utilização de materiais didáticos e manipuláveis em sala de aula.
Leia este artigoPrática pedagógica no ensino remoto: sequência didática no processo de ensino-aprendizagem
Vivências de Sala de AulaDevido às mudanças necessárias por causa da pandemia causada pela covid-19, as práticas educativas precisaram ser analisadas e reestruturadas, em virtude do contexto de distanciamento social. Este trabalho objetiva verificar como a sequência didática pode favorecer a aprendizagem do aluno na análise e interpretação de tabelas e gráficos em meio ao ensino remoto. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que contemplou seis etapas, utilizando vídeos elaborados pelo professor, formulário no Google Forms, apresentação no PowerPoint, atividade distribuída em PDF e a ferramenta Padlet.
Leia este artigoQue tal um cafezinho? Métodos de preparo de café como temática de ensino em Ciências
Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de AulaEste relato contém as observações referentes à aplicação de uma sequência didática abordando o conteúdo separação de misturas em uma aula de Ciências, com uma turma multisseriada de 5ª e 6ª etapa de EJA. A sequência foi desenvolvida em oficina que compreendeu a apresentação teórica de três processos de extração da bebida, a demonstração prática e degustação do café produzido. Pode-se concluir que a realização da atividade teve impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem, pois foi possível visualizar na prática e de forma contextualizada o que foi aprendido na aula teórica.
Leia este artigoÉ possível falar de nanotecnologia na escola? Uma proposta de artigo científico para crianças e adolescentes
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO universo científico e tecnológico está em contínua transformação, e um dos importantes papéis da educação é possibilitar à criança e ao adolescente que compreendam a sociedade e o seu desenvolvimento de forma crítica. A nanotecnologia está em avanço constante para o combate a microrganismos patogênicos que podem causar várias doenças. A maioria das crianças e adolescentes possui pouco contato com os conhecimentos que norteiam esses avanços tecnológicos nas escolas. O objetivo do artigo é abordar o contexto pedagógico em que a nanotecnologia se enquadra nas escolas.
Leia este artigoA importância da formação docente para a Educação de Surdos nos ambientes educacionais
Formação de Professores e Política EducacionalA Educação de Surdos tem se tornado muito relevante em suas pesquisas; porém, ao mesmo tempo que avança por um lado, existem questões que ainda precisam ser implementadas pela escola e pela sociedade em geral. Este trabalho visa debater aspectos voltados para a formação de professores e ressaltar alguns pontos voltados para a educação bilíngue de surdos dentro de seus ambientes escolares. Localizamos a princípio uma breve história da Língua Brasileira de Sinais – Libras; também vamos relacionar o tema à abrangência da cultura e trazer a discussão sobre algumas das legislações que salientam esse ramo da educação.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui