Edição V. 23, Ed. 21 - 06/06/2023

Trabalho e educação: uma análise dos Boletins de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

História da Educação

O presente artigo é resultado de uma investigação qualitativa documental. Tem como objetivo central analisar de maneira crítica como o MST documentou em seus Boletins da Educação sua demarcação da concepção de educação e trabalho. Partimos do problema: quais são as implicações socioculturais da concepção de trabalho e educação para o MST? Dessa maneira, pretendemos contribuir com a relevância dos estudos sobre os movimentos sociais para pensarmos a educação do MST, que tem como uma das finalidades sociais uma Pedagogia do trabalho popular para formação de construtores e lutadores da classe trabalhadora.

Leia este artigo

Importância e contribuições dos programas institucionais de formação de professores na percepção dos licenciandos do IFMT

Formação de Professores

O objetivo deste estudo é compreender as contribuições dos programas institucionais de formação de professores (Pibid, PID e PRP) pela percepção dos estudantes bolsistas do IFMT – Câmpus Confresa. É uma pesquisa de campo qualitativa, cujos dados foram coletados e analisados em quatro grandes categorias: 1) motivação e expectativas em participar dos programas, 2) importância dos programas, 3) contribuições com a formação docente e 4) os desafios e avaliação da experiência. A análise dos resultados indica que os programas são considerados importantes para a inserção na rotina da escola.

Leia este artigo

O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade

Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Neste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola" em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.

Leia este artigo

O monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ: tensões e desafios da função

Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este artigo propõe-se a refletir sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, pela ótica dos profissionais de apoio escolar (monitores de Inclusão), trazendo tensões e desafios enfrentados por eles no contexto da escola comum/regular. Foram analisados os relatos de quatro monitoras de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ, dialogando com as legislações vigentes e com as ideias de autoras/autores renomadas/renomados do campo da inclusão escolar de estudantes com deficiência. O texto destaca as contradições que permeiam a atuação dessas profissionais, refletindo sobre aquilo que é legítimo à função.

Leia este artigo

Multiplicação Oriental: passo a passo para aplicação matemática em sala de aula

Matemática

Multiplicação significa somar o mesmo número algumas vezes, gerando um produto. Pelo viés semiótico, aconselha-se que não se confunda o objeto matemático com a sua representação. A utilização de variadas representações pode contribuir para que o aprendiz atribua um significado mais profundo ao conceito científico. O presente texto ilustra, formal e didaticamente, a metodologia Multiplicação Oriental, tão difundida nos dias de hoje nas mídias sociais, contribuindo dessa maneira para uma aprendizagem efetiva da Matemática que, geralmente, baseia-se na utilização da chamada “decoreba”.

Leia este artigo

Design thinking na Educação

Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho discutiu as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no design thinking. Para tanto, foram abordados conceitos, história e evolução do design thinking, além dos desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação em sala de aula e das estratégias que podem ser adotadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, com base em estudos e pesquisas publicadas em periódicos científicos e livros da área de Educação. A aplicação do design thinking em sala de aula pode apresentar desafios, como falta de preparação dos professores, resistência dos alunos, falta de recursos e tempo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco