Edição V. 23, Ed. 24 - 27/06/2023

Nas ondas da Matemática: o uso do podcast no ensino da Matemática Financeira para alunos do Proeja

Matemática, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo deste artigo é desenvolver uma intervenção pedagógica que trata do uso do podcast Nas ondas da Matemática para alunos do Proeja, para o ensino da Matemática Financeira. Os episódios possuem em média seis minutos de duração, com enredo prático e inclusivo, abordando o tema juros. No primeiro episódio, faz uma breve introdução sobre as situações do uso da Matemática Financeira; nos dois seguintes, fala sobre juros simples e juros compostos, e os dois últimos trazem exemplos práticos de juros simples e juros compostos. A competência desejada é a adesão de todos os alunos à utilização do podcast.

Leia este artigo

Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio

Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

A proposta tem como foco a produção de microrrelatos em espanhol realizados por estudantes da EJA do Ensino Médio. A atividade tem como base a Pedagogia dos Multiletramentos, tendo em vista os dois “multis”: a diversidade social (múltiplas culturas) e a multimodalidade, evidenciados pelo advento das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa, significativa e colaborativa. A produção textual foi realizada numa plataforma que permite a produção colaborativa e multimodal na criação de um mural digital. O mural digital é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está licenciado com uma licença aberta da Creative Commons CC BY – SA para acesso de forma livre.

Leia este artigo

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia

Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

Leia este artigo

Percepções crítico-reflexivas sobre os documentos normativos atuais que versam sobre o ensino e a aprendizagem geográfica

Geografia

Este texto objetiva tecer discussões, com enfoque crítico, sobre as últimas versões da BNCC e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, tendo como foco o ensino de Geografia. Foi realizada uma análise orientada por autores que se apropriam do tema e convergem com o objetivo aqui proposto. As percepções crítico-reflexivas apontaram para estas observações: i) Distanciamento da pluralidade geográfica e social; ii) Ênfase no raciocínio geográfico aliado à Geografia Escolar e à Geografia Acadêmica na BNCC; iii) Contradição sobre o raciocínio geográfico entre as propostas curriculares (BNCC) e a formação de professores de Geografia (BNC).

Leia este artigo

O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos

Educação Especial e Inclusiva

Com a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.

Leia este artigo

Si.lên.ci.o... Já falei! – uma reflexão sobre os rituais de silêncio e o silenciamento na sala de aula

Filosofia, Sociologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo reflete acerca dos rituais escolares de silêncio e sobre o silenciamento na prática de sala de aula. Qual a intencionalidade imbuída no rito de silêncio proposto? Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca das categorias rituais escolares, silêncio e silenciamento. Como toda forma de linguagem, o silêncio também apresenta sentido. O silenciamento é uma forma de representação da ideologia dominante e de manutenção da opressão sobre os desfavorecidos na relação de poder que também está representada no espaço escolar. A reflexão mostra que o silêncio é necessário, desde que não seja para silenciar a voz do aluno.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco