Edição V. 23, Ed. 26 - 11/07/2023

Ensino de História: avaliação de estágio curricular no contexto da pandemia da covid-19

História e Formação de Professores

Foi avaliado o desempenho dos estagiários durante a regência no contexto do ensino remoto emergencial. Esse tipo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente. Para definir os critérios de avaliação, utilizaram-se os conceitos de eficácia escolar e eficácia docente, importantes para a compreensão da ação docente em sala de aula. Optou-se pelos seguintes critérios: clareza, interação com os alunos, entusiasmo, apoio e expectativa. Utilizando-se uma escala do tipo Likert, foi possível descobrir alguns pontos que poderiam melhorar na formação docente.

Leia este artigo

Um Mundo Mágico da Leitura: os contos e encantamentos na alfabetização

Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência apresenta as contribuições no campo da alfabetização com a construção de um projeto de leitura e escrita em que brincadeiras, jogos e contos de encantamentos permearam toda a prática em sala de aula, promovendo conhecimento e interação. O projeto foi desenvolvido em uma turma de alfabetização, com crianças de seis a sete anos em uma escola municipal do Rio de Janeiro. A motivação para a experiência pautou-se pela necessidade de oferecer livros variados que atendessem aos interesses dos alunos para desenvolver a prática e a socialização da leitura.

Leia este artigo

Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos

Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este trabalho objetivou analisar como o uso de tecnologias da informação e comunicação pode auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula e identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo. Autores como Machado, Dias e Dias, Oliveira et al., Pereira e Krieger e Silva referenciam a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que as tecnologias são ferramentas que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, presencialmente ou a distância.

Leia este artigo

Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula

A poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.

Leia este artigo

Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública

Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.

Leia este artigo

Mídias na Educação: impactos, contribuições e desafios no processo de aprendizagem

Educação a Distância

A sociedade atual é tecnológica, o que torna impossível pensar em educação sem tecnologia e sem a utilização das mídias. Na nova era da sociedade digital, o processo de ensino-aprendizagem se transforma em online e tempo real. Diariamente somos rodeados de informações. A escola passa a ter um novo contexto além da aprendizagem formal conteudista: a responsabilidade de preparar os alunos para uma nova sociedade aberta às oportunidades, possibilidades, conquistas e mudanças para uma educação midiática do século XXI. Este artigo tem sua pesquisa baseada em leitura de materiais disponibilizados em periódicos, livros e dissertações na internet.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco