Edição V. 23, Ed. 33 - 29/08/2023
Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de Professores
Este trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Leia este artigoAprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional
Este trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.
Leia este artigoInterdisciplinaridade nas regências na residência pedagógica: uma experiência em Gurupi/TO
Geografia, História e Vivências de Sala de Aula
A interdisciplinaridade é uma questão de atitude diante do problema da fragmentação do conhecimento. O artigo tem como objetivo apresentar o tema por meio das intervenções no Componente Curricular de História e Geografia durante a aplicação das regências. A metodologia contempla a execução de observação e regência ocorrida no Programa da Residência Pedagógica, na Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, na cidade de Gurupi/TO, em turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram em relação ao momento de aplicar a regência em blocos de atividades, para ocorrer a interdisciplinaridade.
Leia este artigoO papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na implementação de políticas públicas: o Projeto Hortas Pedagógicas
Ecologia e Meio Ambiente, Instituição Escola e Política Educacional
O contexto das sociedades contemporâneas mostra que os impactos humanos sobre o meio ambiente estão causando mudanças cada vez mais complexas. Este trabalho aborda a parceria entre o Ministério da Cidadania (atual Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Ministério da Educação (por sua Secretaria de Educação Básica, com apoio da Secretaria de Educação Profissional de Tecnológica) para a implantação do Projeto Hortas Pedagógicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contribuindo para melhorias do processo alimentar, educacional e comportamental dos escolares.
Leia este artigoO desenho infantil no primeiro segmento do Ensino Fundamental: possibilidades de análises e práticas docentes
Educação Artística
O desenvolvimento da linguagem do desenho tem grande importância na formação da criança. Este artigo apresenta uma investigação sobre a prática docente no primeiro segmento do Ensino Fundamental sobre o uso do desenho infantil e oferece instrumentos teóricos de modo a contribuir para o desenvolvimento do desenho discente. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa desenvolvida que tem como base teórica fundamental a Gramática do Design Visual. Os sujeitos da pesquisa são professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental que participaram de um minicurso realizado no Colégio Pedro II.
Leia este artigoFiltros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia
Química e Vivências de Sala de Aula
O presente trabalho apresenta contribuições de uma aula-passeio realizada na praia, com o objetivo de promover discussões étnico-raciais a partir da temática “filtros solares” em aulas de Química da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da aula-passeio seguiu a pedagogia de Célestin Freinet, com suas etapas fundamentadas na didática dos três momentos pedagógicos e articuladas aos aspectos sociocientíficos. A questão racial abordada, “a não utilização de filtros solares por parte de pessoas negras”, contribui para o estabelecimento de uma educação antirracista prevista na Lei nº 10.639/03.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui