Edição V. 23, Ed. 35 - 12/09/2023

Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino

Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e, quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar que está fundamentado na assimilação de ideias e na memorização.

Leia este artigo

Aprender ouvindo: a alfabetização pela escuta atenta

Vivências de Sala de Aula

O artigo aborda metodologias realizadas por meio da escuta atenta de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental, de maneira interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, de forma a incluir o letramento social, alinhados ao curso Tempo de Aprender (no Avamec). Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, com aporte bibliográfico. Como resultados, observou-se o reconhecimento dos fonemas-grafemas, desde a leitura às brincadeiras aplicadas por práticas integradas. Dessa forma, considera-se que o tema é relevante para a formação inicial do pedagogo.

Leia este artigo

Formação docente quanto ao conceito de tecnologia assistiva e sua utilização na prática do atendimento educacional especializado

Educação Especial e Inclusiva

Este trabalho visa refletir sobre os objetivos do atendimento educacional especializado e como a tecnologia assistiva pode subsidiar as estratégias pedagógicas e oportunizar autonomia aos estudantes com deficiência; para isso, traz uma análise dos conhecimentos que os professores do atendimento educacional especializado têm sobre a tecnologia assistiva e sua utilização no cotidiano da sala de recursos multifuncionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa/qualitativa com um questionário disponibilizado por meio da ferramenta Google Formulários, direcionado aos professores da sala de recursos do município de São Paulo.

Leia este artigo

Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio

Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e Biociências

Este trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.

Leia este artigo

A Educação Matemática nos desafios do saber fazer do docente no ensinar e avaliar os discentes nos anos iniciais

Matemática

O presente trabalho serve como ferramenta para os docentes terem um novo olhar sobre o ensino da Matemática de maneira processual e contínua. O docente deve realizar um diagnóstico identificando a bagagem dos discentes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O objetivo geral deste trabalho é investigar como está sendo processada a forma de ensinar e avaliar do docente para que possa atingir suas habilidades e competências. No referencial teórico, Paulo Freire descreve a Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários à prática educativa; além de Nilda Alves, Sergio Lorenzato e Jussara Hoffman.

Leia este artigo

Utilizando a poesia na educação de crianças e jovens: uma ferramenta facilitadora

Língua Portuguesa e Literatura

A poesia oferece inúmeros benefícios na formação intelectual, emocional e social dos jovens. Por isso, sua introdução no contexto educacional tem sido objeto de atenção de vários educadores. Neste artigo, exploraremos os inegáveis benefícios da introdução da poesia na educação. Por sua leitura em voz alta ou ao escutá-la, a poesia é capaz de estimular o cérebro de múltiplas maneiras: evocando imagens, apresentando estruturas sintáticas diversas, estimulando a percepção do ritmo, a harmonia das paridades sonoras e muito mais. O jovem que é colocado em contato com tal uso criativo da linguagem aprimora suas habilidades linguísticas, incluindo a comunicação.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco