Edição V. 23, Ed. 36 - 19/09/2023

A Psicomotricidade e suas contribuições para a Educação Inclusiva

Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Psicomotricidade na Educação Inclusiva. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica qualitativa com pesquisa de campo. Foram abordados os conceitos psicomotricistas e da Educação Especial Inclusiva, com base teórica e legislativa. O estudo mostrou a sua importância para a educação dos alunos com deficiências. Apesar de alguns profissionais da educação afirmarem conhecer a psicomotricidade, o resultado do presente trabalho deixa claro que conhecer é diferente de saber aplicar esses conhecimentos.

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Ambiência e bem-estar animal na suinocultura – relato de experiência de uma prática interventiva no Ensino Médio

Zoologia, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Formação de Professores

O trabalho aqui apresentado é um relato de experiência acerca de uma prática interventiva realizada no curso técnico em Agropecuária do Campus Planaltina, do IFB, acerca da ambiência e do bem-estar animal na suinocultura no Brasil, objetivando contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A intervenção aumentou o entendimento dos alunos sobre esse conteúdo, de forma que eles aprenderam a diferenciar o comportamento dos animais e quais os cuidados a serem aplicados para lhes proporcionar maior qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia de revisão e gamificação para fixação do conteúdo.

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Aprendizagem baseada em problema: uma prática colaborativa na perspectiva da Taxonomia de Bloom

Vivências de Sala de Aula

As práticas pedagógicas têm sofrido diversas transformações, tanto para atender as demandas dos estudantes quanto para agregar a tecnologia em atividades mais colaborativas, em que o educando assume o protagonismo de seu aprendizado. A Taxonomia de Bloom apresenta-se como uma estratégia que visa definir, organizar e avaliar os objetivos de aprendizagem que se pretende alcançar com as atividades propostas. A aprendizagem baseada em problema constitui-se em uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem do educando de forma ativa e participativa.

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Na teia do saber: modelagem didática tridimensional aplicada ao processo de ensino-aprendizagem sobre aranhas (Arachnida: Araneae) na 2ª série do Ensino Médio

Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As aranhas são animais que pertencem à Ordem Araneae, possuem 132 famílias e mais de 50 mil espécies catalogadas. São animais com relevante importância ecológica, pois são predadoras de insetos, atuando no controle populacional; são consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental. Compreendendo a importância das aranhas para o equilíbrio biológico, torna-se necessária a fomentação de práticas educativas para sensibilizar quanto à importância de proteger esses animais. Nesse sentido, os espaços escolares apresentam relevante importância.

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A influência do meio escolar sobre a saúde do professor de Educação Física: um diagnóstico situacional em municípios do sertão

Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Uma situação preocupante está nas condições de trabalho dos professores de Educação Física. Esta pesquisa destaca a influência do meio escolar sobre sua saúde, problematiza a investigação dos aspectos desencadeadores do fator saúde-doença, a fim de analisar os fatores intrínsecos à escola que levam ao adoecimento; possui abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os resultados indicam que a ausência ou limitação estrutural das escolas gera desgaste físico-emocional, que o estado de saúde dos discentes reflete sobre os docentes, que a jornada de trabalho e a desvalorização impactam seu lado socioemocional.

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Prática investigativa: um relato de experiência acerca do ensino de Ciências na Educação Infantil

Educação Infantil

O presente trabalho relata uma prática docente realizada com o objetivo de promover a aprendizagem em Ciências com crianças na faixa de três e quatro anos de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no norte do Estado do Paraná. A prática investigativa foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da BNCC e consistiu na introdução à temática de germinação por meio de uma história narrada. Posteriormente, os estudantes construíram e acompanharam o processo de germinação das sementes atrelado a fenômenos naturais. A prática possibilitou a valorização da experiência no processo de ensino-aprendizagem.

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