Edição V. 23, Ed. 48 - 12/12/2023

A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

Leia este artigo

A ludicidade na construção do conhecimento na Educação Básica

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho destaca a importância da ludicidade em sala de aula como modelo da prática de aprendizagem. Aqui traremos um relato de experiência no qual se ressalta, com base em diversos autores, a necessidade do lúdico na construção do conhecimento dos estudantes na Educação Básica. A partir de uma pesquisa bibliográfica e por meio das vivências no ambiente escolar, objetiva-se propor maneiras para que a prática de ensino se torne atrativa e eficaz ao estudante, visto que o principal propósito de um professor deve ser aprimorar suas aulas e utilizá-las, adequadas às metodologias de ensino em prol da construção do saber.

Leia este artigo

Workshop como metodologia para o ensino técnico em enfermagem: relato de experiência

Saúde

O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando experiências reais do cotidiano no cuidado em saúde, favorece a motivação autônoma dos profissionais. O objetivo do relato é descrever a experiência da realização de um workshop com estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Participaram do workshop 30 estudantes de enfermagem em cinco estações de trabalho com duração média de 30 minutos cada. O relato visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para repensar o processo de ensino-aprendizagem e as possíveis iniciativas.

Leia este artigo

Semana Literária no ensino remoto: memórias, experiências, ação

Comunicação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto desenvolvido na Semana Literária de uma escola municipal de Japeri, município situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Primeiramente foi realizada a contextualização do cenário pandêmico e das legislações que respaldam o ensino remoto emergencial (ERE). Posteriormente é descrito como o projeto foi desenvolvido na escola, tendo como público-alvo as turmas de Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental. O projeto utilizou recursos digitais como a plataforma Padlet e os grupos das turmas no WhatsApp.

Leia este artigo

Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil

Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo avalia a importância do letramento desde a entrada da criança na escola e seu desenvolvimento da leitura, observando as próximas etapas, principalmente a alfabetização, quando a criança é inserida diretamente no processo de escrita. Essa inserção visa ao desenvolvimento integral dos indivíduos já na Educação Infantil, como já descrito na BNCC, incorporando-os em um ambiente que lhes apresente as práticas de leitura e escrita vivenciadas em uso social nos mais diversos contextos sociais. Apresentamos aqui como recurso uma proposta de sequência didática em que podem ser explorados alguns aspectos do letramento.

Leia este artigo

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela

Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco