Edição V. 23, Ed. 9 - 14/03/2023

Desenvolvendo habilidades para ingressar na carreira docente com sucesso

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é o resultado das práticas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica implantado pela professora doutora Antônia Dalva França Carvalho de agosto de 2018 a janeiro de 2020, a partir do fazer/saber dos residentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no contexto da sala de aula. Sabemos que esse fazer/saber é decisivo para conquistar a confiança dos alunos e para o fluxo tranquilo das atividades desenvolvidas, conduzindo, assim, o aluno à aprendizagem significativa. Para tanto, vale questionar também o que é uma aprendizagem significativa, segundo vários estudiosos da Educação.

Leia este artigo

"Dez novas competências para ensinar", de Philippe Perrenoud: percepções e paralelos com autores conceituados do campo educacional

Formação de Professores

O livro apresentado é “Dez novas competências para ensinar” de Philippe Perrenoud, escrito em 1999 e publicado no Brasil pela Artmed no ano 2000. Em suas 192 páginas, contém uma introdução, dez capítulos de desenvolvimento e uma conclusão. A ideia central é tratar das competências profissionais do professor valorizando as mais atuais, que representam mais um horizonte do que um conhecimento consolidado. O autor expõe dez famílias de competências, cada uma em um capítulo. Ele sustenta que competências não são a mesma coisa que saberes e sim instrumento capaz de mobilizar, integrar e orquestrar tais recursos.

Leia este artigo

Obstáculos para a dialogicidade entre a escola e os adolescentes sobre sexualidade

Saúde, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

Este estudo objetivou conhecer os obstáculos percebidos pelos alunos na efetivação do diálogo entre escola e os adolescentes sobre sexualidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo com 53 alunos concludentes do Ensino Médio de uma escola no interior cearense. Entre os obstáculos que impedem a dialogicidade entre a escola e os estudantes estão tabu, medo, insegurança, religião e desconhecimento do assunto. É necessário que os docentes sejam preparados para discutir assuntos que causam desconforto no âmbito escolar, haja vista que a escola é o espaço de educação que deve cumprir seu papel social de informar e formar.

Leia este artigo

Práticas pedagógicas para reconhecimento de gêneros textuais e compreensão de descritores da Matemática em classe multisseriada

Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente artigo surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo propor uma nova estratégia pedagógica para o reconhecimento dos gêneros textuais e a compreensão dos descritores da Matemática em classe multisseriada com os alunos do 5º ano, por meio de um simulado digital. Para atingir o objetivo da pesquisa, convidamos gestores escolares, professores, responsáveis e alunos. Após a aceitação do convite para a pesquisa, aplicaram-se questionários no Google Forms, além de uma atividade pedagógica com questões de Língua Portuguesa e Matemática, pelo aplicativo Socrative.

Leia este artigo

O ensino lúdico no desenvolvimento do saber

Educação Infantil e Formação de Professores

O presente trabalho se fundamenta na importância do lúdico para as séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante refletirmos sobre o avanço da prática da ludicidade no sistema escolar brasileiro e sobre como a ludicidade estimula o desenvolvimento pessoal e cognitivo do sujeito. Como em toda formação integral dos indivíduos, as experiências práticas de ensino são a prova de que o lúdico é uma ferramenta muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem e que deve ser utilizado desde os primeiros anos escolares para alcançar o sucesso pretendido.

Leia este artigo

Práticas inclusivas na curadoria digital: relato de experiência de docentes do CAS Mossoró/RN

Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O mundo conectado imprime um novo olhar dos docentes frente às necessidades de alunos surdos. Este trabalho apresenta relatos de experiências de professores que atuam na curadoria digital de roteiros de estudos da plataforma Escolas na Rede. Dentre os teóricos que respaldam o estudo estão Almeida e Valente, Cortella, Mantoan e Santos. A metodologia é qualitativa, bibliográfica e com relatos de experiência de professores da rede de ensino do Rio Grande do Norte. Esse processo, acessível em Libras, está ressignificando sua prática e viabilizando um ensino instigante, inclusivo e coerente com a realidade do educando surdo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco