Edição V. 24, Ed. 10 - 26/03/2024

Tecnologia digital como linguagem – Robótica Educacional e lógica de programação no processo de aprendizagem

Computação e Tecnologias

Este trabalho tem como tema a Robótica Educacional e a linguagem de programação no processo de aprendizagem; visa focalizar a tecnologia digital no processo de aprendizagem e todas as aplicabilidades na Educação, possibilitando a transdisciplinaridade em produção de várias soluções. Além disso, pretende identificar a tecnologia digital como linguagem de programação para criar soluções para problemas do mundo real; a tecnologia digital como linguagem para o desenvolvimento de habilidades para autores de tecnologias e a tecnologia digital para aprendizagem colaborativa.

Leia este artigo

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?

Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Leia este artigo

Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais

Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

Leia este artigo

O ensino de Biologia em perfis do Instagram

Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

Leia este artigo

Concepções de escola inclusiva: o olhar da família de pessoas com TEA sob análise

Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de escola inclusiva com base nas narrativas de mães de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em duas escolas públicas da cidade de Goiânia/GO. O referencial teórico adotado para compreender a inclusão escolar, discutir a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA e contribuir para a temática da inclusão foram Vygotsky, Fontana, Furgeri e Passos e Mantoan. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com objetivo exploratório; a amostra da pesquisa foi composta por duas mães de estudantes com TEA, às quais foi aplicado um questionário.

Leia este artigo

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco

História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco