Edição V. 24, Ed. 15 - 07/05/2024
Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces
Educação InfantilA presente pesquisa surgiu de inquietações para responder ao tema: Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces. Para desenvolvê-lo, buscou-se identificar conceitos, questionar a prática pedagógica na escola e pensar como constituir sujeitos a partir da Educação Infantil. Portanto, a escola necessita ensinar brincando para que ocorra a busca do conhecimento acompanhando os estágios do desenvolvimento da criança, inventando e reinventando o seu trabalho pedagógico para estimular as habilidades do educando. Os desafios são constantes e exigem formação dos educadores e aperfeiçoamento permanente.
Leia este artigoMelodia da Educação: plantando a semente da transformação
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia utiliza metáforas para destacar o cuidado e a dedicação que os educadores devem ter para cultivar a semente da educação. O poema enfatiza a importância da Educação como chave de regência e o professor como seu guardião do progresso, pois é aquele que dedica sua vida com zelo e compromisso para a formação de cidadãos de visão. Por fim, o presente poema é uma mensagem de encorajamento aos professores para que não desistam de sua missão, pois seu trabalho é essencial na construção de um mundo ideal, solidário e humano.
Leia este artigoDificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense durante a pandemia
AvaliaçãoA pandemia causada pelo coronavírus desencadeou um novo panorama educacional, com aulas remotas e muitos desafios. Este estudo analisou as principais dificuldades em Biologia enfrentadas por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa/MT. Foi uma pesquisa de campo realizada em 2021 que utilizou doze perguntas fechadas e duas abertas, com 52 alunos do Ensino Médio. O ensino remoto trouxe desafios para os alunos como dificuldade de atenção, ausência das aplicações práticas dos conteúdos de Biologia, ausência da figura do professor e da organização de momentos de estudos.
Leia este artigoO Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais: interações entre os sujeitos escolares e o seu engajamento no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa aborda o papel do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da Secretaria da Educação do Ceará quanto à interação entre os sujeitos escolares durante o ensino remoto em 2020. Para tanto, analisam-se os discursos presentes na webinar NTPPS: o aprendizado socioemocional no contexto atual, realizada pela Seduc/CE e disponibilizada no YouTube, com depoimentos de uma professora e de um aluno sobre as aulas do NTPPS realizadas no período. A investigação mostrou que o NTPPS favoreceu a interação entre os discentes e seu engajamento no ensino remoto.
Leia este artigoEducação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. O estudo ocorreu nos últimos meses de 2020 e envolveu treze estudantes. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, momento em que foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções. O estudo propiciou aos estudantes avaliar as condições ambientais do bairro em que vivem e discutir sobre possibilidades de mudanças e os agentes responsáveis por propor as mudanças necessárias.
Leia este artigoAprendendo a ensinar: uma experiência didática no ensino de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste registro faz parte das exigências curriculares do Curso de Letras - Língua Portuguesa e aborda o aprendizado adquirido no estágio supervisionado. Este trabalho traz a visão de uma estagiária relatando o que vivenciou na Escola Estadual Professora Renilda Silva Morais, na cidade de Rondonópolis/MT. Após o estágio supervisionado, que é a experiência de passar da teoria para a prática docente, foi possível amadurecer a professora em formação e reafirmar o desejo de ser parte da mudança que acreditamos ser necessária, sem, contudo, perder de vista os inúmeros obstáculos a serem superados nessa profissão.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui