Edição V. 24, Ed. 26 - 23/07/2024
Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaDiante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.
Leia este artigoUma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
Formação de ProfessoresDesde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.
Leia este artigoO uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Matemática e Formação de ProfessoresEste artigo propõe uma revisão da literatura sobre práticas lúdicas no ensino de Matemática para o Ensino Fundamental II, com foco na criação de maquetes e outras ferramentas que podem ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado. No Brasil, a educação enfrenta desafios diversos por causa de questões políticas, culturais, econômicas e sociais, além de dificuldades na prática como o desinteresse dos alunos por certas disciplinas e problemas no relacionamento professor-aluno, afetando o processo educativo. O papel do professor é fundamental, exigindo habilidades que vão além do conhecimento científico.
Leia este artigoA influência da cultura Maker no ensino-aprendizagem de História: relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como foco apresentar o relato de experiência sobre a utilização da cultura Maker na aprendizagem de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Pilar/AL. A sua proposta é mostrar como a cultura Maker pode influenciar na aprendizagem da disciplina, descrevendo os procedimentos utilizados nas aulas para o desenvolvimento dos projetos com materiais recicláveis, culminando na Feira Maker. Por meio de pesquisa-ação, observou-se que os alunos aprenderam como descartar o lixo doméstico e como reutilizar materiais recicláveis.
Leia este artigoA Literatura Infantil na construção do processo de escrita com crianças na fase pré-escolar
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto relata a experiência de uso da Literatura na construção do processo de ensino da escrita, destacando como essa prática tem se tornado promissora no desenvolvimento da linguagem de crianças da EI com cinco anos de idade. Focamos em dois projetos literários desenvolvidos em 2019 em um CIEP no Jacaré, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O relato possibilitou observar que os projetos com leitura literária criam condições favoráveis para o desenvolvimento do processo da leitura e da escrita, apoiado em mediações, intervenções e interações, com as temáticas trazidas pela Literatura e entrelaçadas com experiências de vida das crianças.
Leia este artigoA observação de aves como estratégia de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio
Biologia e BiociênciasA observação de aves pode contribuir para sensibilizar estudantes sobre a importância da conservação da avifauna. Neste trabalho, apresentamos uma atividade de observação de aves realizada com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual localizado em Arraial do Cabo/RJ. Durante o projeto, foram observadas 27 espécies de aves, pertencentes a 10 ordens e 19 famílias diferentes. A avaliação do projeto foi realizada por meio de questionário. Participaram 49 estudantes, dos quais 94% afirmaram ter gostado da atividade; 57% consideraram a atividade como muito boa e 39% como boa.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui