Edição V. 24, Ed. 28 - 06/08/2024
Mediação pedagógica: uma análise para além da mera utilização dos recursos digitais
Vivências de Sala de Aula
Este artigo aborda uma experiência de criação de um jornal em uma escola estadual de tempo integral de Goiânia/GO. O jornal fazia uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para que ocorresse maior integração entre os membros da unidade escolar no momento de retomada das aulas presenciais (em decorrência da pandemia da covid-19), estimulando o hábito da leitura e da escrita, de forma que os alunos ficassem mais familiarizados com a sua prática. As tecnologias digitais, por meio de inúmeras plataformas, são ferramentas importantes na contemporaneidade, desde que usadas com a mediação do professor.
Leia este artigoConservação de alimentos no ensino de Ciências: uma sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula
O ensino por investigação busca introduzir no espaço escolar aspectos inerentes às práticas científicas, visando tornar o processo de ensino mais interessante e socialmente relevante. Apresentamos uma sequência didática com caso investigativo no ensino de Ciências para turmas de 5º ano do Ensino Fundamental com o tema “A conservação dos alimentos”, envolvendo o uso de tecnologias e emprego do método científico e experimentações. A diversificação das metodologias para o ensino de Ciências, adaptada à realidade de cada turma, tem o potencial de trazer benefícios significativos para o contexto escolar.
Leia este artigoRessignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional
O objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.
Leia este artigoMagia de ciência, um show de experimentos
Física
Este artigo reflete sobre o potencial das atividades práticas no ensino de Ciências e a importância de considerar que a promoção do seu aprendizado passa por interessar àquele que aprende. Buscando proporcionar melhor integração de alunos da Educação Básica com o ensino de Ciências, licenciandos em Física do IFPI - Câmpus Picos fizeram uma mostra de experimentos de baixo custo na Escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada em Geminiano/PI. Durante a atividade, observou-se que os discentes daquela comunidade interagiram de forma positiva, explorando, questionando e participando da realização das experiências.
Leia este artigoTrabalhando com números inteiros: uma prática de ensino por meio de material didático manipulável
Matemática e Vivências de Sala de Aula
O uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino desenvolve nos estudantes o raciocínio lógico, crítico e científico. Se utilizados de forma correta, esses recursos podem proporcionar aprendizagem com compreensão, que tenha significado para o aluno. Este trabalho apresenta uma proposta de material didático manipulável para o ensino de adição de números inteiros, considerando que estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem desse conteúdo. O material Tabuleiro dos Inteiros foi estudado durante o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em andamento.
Leia este artigoOralidade e ensino: a concepção de professores em formação inicial no curso de Pedagogia
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura
Este texto envolve dois eixos temáticos: os professores em formação inicial no curso de Pedagogia e o ensino da oralidade em sala de aula. Trabalhar com as práticas de oralidade não é somente enfatizar a fala cotidiana, mas criar atividades que favoreçam o uso eficaz da língua falada, dos contextos informais aos mais formais. Diante desse pressuposto, a pergunta norteadora deste estudo é: quais as tendências da ação pedagógica desses professores em relação às práticas de oralidade? Nosso objetivo é conhecer e analisar a concepção da ação pedagógica de professores em formação em suas práticas de oralidade em sala.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui