Edição V. 24, Ed. 36 - 01/10/2024

Fissuras

Comunicação

O poema "Fissuras", de autoria de Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, explora a temática da incompletude inerente à natureza humana. Em versos reflexivos, o autor questiona a plenitude, destacando a presença inevitável das imperfeições. Com uma linguagem convidativa e instigante, "Fissuras" convida o leitor a preencher as lacunas textuais com uma profunda reflexão sobre a essência (e a imperfeição) de sua própria existência. Sua leitura provocará sentimentos diversos, percepções variadas naqueles que se envolverem em seus versos; por isso merece atenção.

Leia este artigo

Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down

Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua Estrangeira

Estudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.

Leia este artigo

O ensino de Ciências na perspectiva inclusiva: relato de experiência em turma dos anos finais do Ensino Fundamental

Educação Especial e Inclusiva

Este artigo faz um relato de experiência cujo objetivo é descrever a utilização de atividades inclusivas (AI) no ensino de Ciências para a aprendizagem de todos os alunos, com e sem deficiência, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao investigar um cenário específico, aplicamos duas atividades na turma, na qual há uma aluna com síndrome de Down. Os resultados evidenciaram que a inclusão de alunos com deficiência na sala comum propõe o repensar da prática pedagógica. Nesse sentido, o professor que ensina Ciências procura diferentes estratégias adaptadas às especificidades dos seus alunos.

Leia este artigo

Um olhar sobre o letramento digital do Novo Ensino Médio no interior do Amazonas

Outras Mais Específicas

Este artigo descreve as práticas de letramento digital entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Amazonas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com aplicação de questionário sobre acesso, uso da internet, tempo de conexão e interesses. Considerando teorias discursivas e estudos de letramentos, os resultados apontam baixa adesão ao uso investigativo da rede, limitando-se às mídias locais, necessitando promover novas abordagens de competência digital capazes de empoderar criticamente os indivíduos na transformação social.

Leia este artigo

A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de campo na Educação Básica

Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Este trabalho consiste em relatar uma experiência de trabalho de campo/estudo do meio realizado com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Magé/RJ. O objetivo é o reflorestamento de uma encosta degradada com espécies endêmicas nas imediações da escola. A visitação proporcionou a verificação de conceitos e teorias trabalhadas em sala de aula, com o reconhecimento do terreno, a viabilidade da execução e o estímulo ao grupo. O trabalho exalta o sentimento de pertencimento, a solução de problemas, o cuidado e a possibilidade de se reconhecer os agentes transformadores do lugar, promovendo o protagonismo juvenil.

Leia este artigo

A ludicidade como ferramenta de ensino das quatro operações básicas no 7º ano do Ensino Fundamental em Carauari/AM

Matemática e Vivências de Sala de Aula

As quatro operações básicas costumam representar um desafio significativo para os discentes. Muitas vezes, essa dificuldade está ligada ao método de ensino e à abordagem dos conteúdos, que frequentemente seguem modelos tradicionais. Assim, despertar o interesse dos alunos por meio da ludicidade revela-se uma estratégia eficaz para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de jogos como ferramenta para ensinar as operações básicas de forma ativa demonstrou-se eficiente, despertando um interesse renovado por uma aprendizagem diferenciada.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco