Edição V. 25, Ed. 1 - 08/01/2025
O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação ArtísticaPercebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.
Leia este artigoDez razões para se gostar de ler
Língua Portuguesa e LiteraturaO poema "Dez razões para se gostar de ler", de Denise da Silva Cunha, apresentado aqui, celebra e valoriza os muitos benefícios da leitura, destacando como ela enriquece a vida dos leitores de diversas maneiras. A leitura é apresentada como um meio de transporte para mundos maravilhosos, como uma amiga fiel que ajuda a esquecer problemas e a explorar lugares interessantes, entre outras possibilidades e inúmeras comparações com situações cotidianas e objetos comuns. Como conclusão, o poema reforça que a leitura é uma fonte inesgotável de luz, experiências, emoções e conhecimentos.
Leia este artigoProjeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.
Leia este artigoDiferentes aspectos da adaptação curricular na inclusão educacional
Educação Especial e InclusivaO trabalho aborda aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão. Os fundamentos teóricos da Educação Inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam sustentar essa abordagem. Serão demonstrados alguns desafios da adaptação curricular, como individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão e avaliação do progresso. Apesar dos desafios, o processo inclusivo tem seus benefícios, pois promove a inclusão dos alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas, criando um ambiente diversificado e enriquecedor.
Leia este artigo"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de AulaA criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.
Leia este artigoA Matemática e o som
Matemática e MúsicaEste relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
Leia este artigoTecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui