Edição V. 25, Ed. 10 - 19/03/2025
Abordagem da Educação Financeira em discussões sobre organização e planejamento financeiro com estudantes da EJA
Matemática, Economia e Cidadania e Comportamento
As variações das taxas de juros, a insegurança das fontes de renda informais e a carência de um planejamento financeiro impedem que alguns indivíduos ascendam financeiramente. O presente texto busca apresentar a experiência de desenvolvimento de uma atividade de extensão em Educação Financeira com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas unidades escolares da rede pública de ensino da Educação Básica no município de Feira de Santana/BA, com a finalidade de discutir a organização e o planejamento financeiros individuais e familiares desses indivíduos.
Leia este artigoConhecimento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre tendências em Educação Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
Este estudo visa analisar o conhecimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das tendências em Educação Matemática, evidenciando como essas abordagens contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática. Foi elaborado e aplicado um questionário junto a professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental do interior de São Paulo. Todos os respondentes demonstraram familiaridade com as abordagens de resolução de problemas e jogos e materiais concretos, e a maioria as utiliza em suas práticas pedagógicas.
Leia este artigoHistoricidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e Química
A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.
Leia este artigoEnsinando recursos fitogenéticos por meio de uma sequência didática: construindo um banco didático de sementes de milho (Zea mays L.)
Botânica e Biologia e Biociências
Esta proposta destaca a crescente relevância dos recursos fitogenéticos na Biologia, ressaltando sua importância global para a preservação da vida. Propõe-se uma sequência didática dividida em cinco etapas: apresentação e discussão do tema por meio de vídeos; construção de um banco didático de sementes de milho pelos alunos; exposição e discussão dos bancos; feira de degustação de pratos típicos de milho e avaliação final. Além de abordar essa temática, a atividade oferece oportunidades para explorar temas de Botânica e Fisiologia na disciplina de Biologia, enquanto estimula o paladar dos alunos com degustações de pratos típicos.
Leia este artigoBreve abordagem sobre o conceito de energia
Ecologia e Meio Ambiente e Física
O tópico energia será abordado neste artigo em alguns subitens: um breve histórico, que parte da etimologia da palavra e sua denominação até uma descrição do princípio da conservação de energia; o desenvolvimento do conceito de energia, que se deu de acordo com estudos envolvendo movimento e calor no decorrer do século XIX, até as formas de energia e os tipos de conversões; as fontes de energia, sua exploração econômica e industrial associada a vários processos, que se modificam conforme a fonte utilizada; energia e sociedade, em que são tratados consumo energético e desenvolvimento econômico.
Leia este artigoSustentabilidade em ação: experimentos pedagógicos com energia solar e Robótica
Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula
Este artigo apresenta o projeto Sustentabilidade em Ação, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em Santos/SP. Focado na construção de protótipos robóticos e casas sustentáveis, utilizou materiais recicláveis e painéis fotovoltaicos para promover a integração de práticas pedagógicas inovadoras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As atividades incluíram a criação de sistemas robóticos com kits como WeDo 2.0 e Máquinas Simples, além de objetos movidos a energia solar. O projeto evidenciou como a Robótica Educacional pode consolidar conhecimentos científicos e fomentar a consciência socioambiental.
Leia este artigoEducação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Vivências de Sala de Aula
A cada dia se intensificam as preocupações dos cientistas sobre a qualidade do meio ambiente. A Educação Ambiental, na perspectiva crítica, tem grande potencial transformador no sentido de instigar o estudante a identificar os problemas ambientais à sua volta e propor mudanças atitudinais diante de tais desafios. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, quando foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui