Edição V. 25, Ed. 40 - 22/10/2025
Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política EducacionalEste estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.
Leia este artigoProposta de vivências lúdicas para crianças de 1 a 4 anos: os campos de experiência na Educação Infantil
Educação InfantilEste trabalho apresenta uma proposta de vivências lúdicas relacionadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, elaboradas para crianças de um a quatro anos, totalizando 10 propostas: “Cadê? Achou!”, “Desafios divertidos”, “Pescaria e obstáculos”, “Equilibrando a bolinha”, “Manifestação artística”, “Reciclando”, “A Dona Aranha”, “Folclore brasileiro”, “Dentro e fora” e “Descoberta colorida”. Quando devidamente planejadas, essas atividades podem potencializar a criação de um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado por meio do brincar, além de inspirar educadores e gestores a reconhecer o impacto transformador do lúdico nas novas gerações.
Leia este artigoO uso da linguagem audiovisual no ensino da Geometria na Educação Básica
Computação e Tecnologias, Matemática, Comunicação e Formação de ProfessoresA presente pesquisa pretende mostrar o desenvolvimento de um produto educacional cujo objetivo foi a elaboração de atividades de Geometria Plana utilizando linguagem audiovisual, com o software Scratch e a metodologia ativa WebQuest para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolveram classificação de polígonos e cálculo de área e perímetro das principais figuras planas, tendo em vista atributos definidores conforme a BNCC. A pesquisa traz aspectos importantes em sua fundamentação teórica ao usar conceitos do audiovisual e relacioná-los às fases das tecnologias digitais no ensino de Matemática.
Leia este artigoUm estudo de caso sobre a implementação e avaliação de uma proposta didática interdisciplinar sobre cor e luz
Física e Vivências de Sala de AulaO presente artigo é um recorte da dissertação Luz e cor: uma proposta didática interdisciplinar, que tinha como objetivo analisar o aprendizado e promover a interação de alunos de uma escola estadual da cidade de Cianorte/PR por meio de atividades teóricas e práticas. O estudo focou em fragmentos que demonstram como a aprendizagem, a interação e a motivação dos estudantes são influenciadas pela prática. O pilar teórico foi a Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que destaca a relevância dos conhecimentos prévios (subsunçores), utilizando o mapa conceitual de Joseph Novak.
Leia este artigoMultiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental
Política EducacionalO campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.
Leia este artigoA importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: reflexões sobre a regência
GeografiaEste relato de experiência descreve e analisa as atividades do estágio supervisionado em Geografia realizadas em duas escolas públicas estaduais de Coari/AM. Refletimos sobre suas contribuições para a formação docente e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ensino de Geografia. Reconhecemos que o ambiente escolar propicia ao professor em formação a vivência da realidade e a interlocução de saberes entre escola e universidade. Diante da importância da regência nesse processo, descrevemos as atividades realizadas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, reafirmando a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor.
Leia este artigoInclusão de crianças com síndrome de Down na educação e sua sexualidade
Educação Especial e InclusivaO estudo apresenta orientações práticas para pais e profissionais que lidam com crianças com síndrome de Down, visando um desenvolvimento saudável e integral. Baseadas em revisão de literatura e experiências relevantes, as diretrizes enfatizam a educação sexual personalizada e promovem comunicação franca sobre transformações físicas e emocionais. Além disso, integram medidas de prevenção contra abuso e estimulam a independência emocional, fortalecendo a relação positiva com a própria sexualidade. Tais práticas favorecem relacionamentos saudáveis e a inclusão social e capacitam as crianças a se tornarem protagonistas de suas vivências.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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