Edição V. 25, Ed. 40 - 22/10/2025

Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade

Avaliação e Política Educacional

Este estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.

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Proposta de vivências lúdicas para crianças de 1 a 4 anos: os campos de experiência na Educação Infantil

Educação Infantil

Este trabalho apresenta uma proposta de vivências lúdicas relacionadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, elaboradas para crianças de um a quatro anos, totalizando 10 propostas: “Cadê? Achou!”, “Desafios divertidos”, “Pescaria e obstáculos”, “Equilibrando a bolinha”, “Manifestação artística”, “Reciclando”, “A Dona Aranha”, “Folclore brasileiro”, “Dentro e fora” e “Descoberta colorida”. Quando devidamente planejadas, essas atividades podem potencializar a criação de um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado por meio do brincar, além de inspirar educadores e gestores a reconhecer o impacto transformador do lúdico nas novas gerações.

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O uso da linguagem audiovisual no ensino da Geometria na Educação Básica

Computação e Tecnologias, Matemática, Comunicação e Formação de Professores

A presente pesquisa pretende mostrar o desenvolvimento de um produto educacional cujo objetivo foi a elaboração de atividades de Geometria Plana utilizando linguagem audiovisual, com o software Scratch e a metodologia ativa WebQuest para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolveram classificação de polígonos e cálculo de área e perímetro das principais figuras planas, tendo em vista atributos definidores conforme a BNCC. A pesquisa traz aspectos importantes em sua fundamentação teórica ao usar conceitos do audiovisual e relacioná-los às fases das tecnologias digitais no ensino de Matemática.

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Um estudo de caso sobre a implementação e avaliação de uma proposta didática interdisciplinar sobre cor e luz

Física e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um recorte da dissertação Luz e cor: uma proposta didática interdisciplinar, que tinha como objetivo analisar o aprendizado e promover a interação de alunos de uma escola estadual da cidade de Cianorte/PR por meio de atividades teóricas e práticas. O estudo focou em fragmentos que demonstram como a aprendizagem, a interação e a motivação dos estudantes são influenciadas pela prática. O pilar teórico foi a Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que destaca a relevância dos conhecimentos prévios (subsunçores), utilizando o mapa conceitual de Joseph Novak.

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Multiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental

Política Educacional

O campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.

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A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: reflexões sobre a regência

Geografia

Este relato de experiência descreve e analisa as atividades do estágio supervisionado em Geografia realizadas em duas escolas públicas estaduais de Coari/AM. Refletimos sobre suas contribuições para a formação docente e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ensino de Geografia. Reconhecemos que o ambiente escolar propicia ao professor em formação a vivência da realidade e a interlocução de saberes entre escola e universidade. Diante da importância da regência nesse processo, descrevemos as atividades realizadas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, reafirmando a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor.

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Inclusão de crianças com síndrome de Down na educação e sua sexualidade

Educação Especial e Inclusiva

O estudo apresenta orientações práticas para pais e profissionais que lidam com crianças com síndrome de Down, visando um desenvolvimento saudável e integral. Baseadas em revisão de literatura e experiências relevantes, as diretrizes enfatizam a educação sexual personalizada e promovem comunicação franca sobre transformações físicas e emocionais. Além disso, integram medidas de prevenção contra abuso e estimulam a independência emocional, fortalecendo a relação positiva com a própria sexualidade. Tais práticas favorecem relacionamentos saudáveis e a inclusão social e capacitam as crianças a se tornarem protagonistas de suas vivências.

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Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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