Edição V. 6, Ed. 1 - 03/01/2006

Quem estuda mais, ganha mais

Apesar do senso comum e do bom senso sempre dizerem que estudar vale a pena, até recentemente não era possível se saber o quanto nem quais as profissões com maiores chances de se conseguir um emprego. Em novembro, o Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o estudo O Retorno da educação no mercado de trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Néri, que apresenta respostas para estes dois pontos e outros com base em micro dados do Censo 2000.

Leia este artigo

Bom dia!

Caminho às pressas pelas ruas o inverso que trago em mim: verão e inverno convivendo na mesma estação. Depois de tantos anos de urgência refaço o mesmo caminho. Agora, porém, jogando as sementes da vida nova que vejo além da TV. Séries, novelas, filmes, jornais, tudo ficou ultrapassado aqui. O mundo é novo e tem a cara lavada: sua roda é bem gigante e gira ligeiro em perfeita sintonia com minha corrente - a do sangue - que movimenta cabeça, pernas e peito. Alguns gostos são desconhecidos e ainda dou a cara ao tapa, mas não a outra face. Estou aqui e sei de mim, da minha competência e cumplicidade. E se às vezes ainda tento repetições tenho também muita mais satisfação... Não abro a mão para um aperto qualquer: ele tem que ser querido e bem forte. Preciso da energia autônoma! A cibernética seria perfeita para conjugar dois tempos em um só... Mas a perfeição é um fantasma que sempre aparece com o medo de abrir as portas. Os sonhos ainda rolam nas noites de calor como se fossem dois corpos molhados. E ainda é preciso sonhar... Para acreditar que a qualquer momento: o vinagre vai virar vinho, a maçã será repartida, a música será ouvida, o beijo conseguido. o poema entendido. E a alma estará em paz... Rezo, assim, quase todas noites. Não quando vou dormir, mas quando a madrugada já vai alta e num espaço de tempo, que nem sei bem qual é, acordo para dizer, antecipadamente, bom dia!

Leia este artigo

Cia. Étnica de Dança e Teatro

No final de 1996, a atriz e dançarina Carmen Luz esteve no Andaraí à procura de um espaço para instalar seu projeto mais caro: dar formação artística - dança e teatro - para jovens de comunidades pobres. Para realizá-lo, escolheu os moradores do Morro do Andaraí. "Quando cheguei, o bairro era uma terra arrasada. Não tinha nenhum projeto social, não tinha nada acontecendo", define.

Leia este artigo

Etimologia da palavra

Hoje, mais do que nunca, ser educador é compreender o mundo. Compreender o mundo é ser educador. Vivemos um momento grave da história da humanidade, ramificado por conflitos generalizados, entre a estética, uma simbologia da complexa virtualidade, que provoca a insurreição do pensamento, isto é, ataca toda produção memoralistica e ocupacional da mente humana. O atual momento está por exigir também dos educadores uma reflexão e uma discussão profunda.

Leia este artigo

Reflexões sobre o ensino de ética

Neste trabalho exploramos alguns aspectos filosóficos da linguagem da moral úteis para a educação moral. A conexão entre prescritividade e universabilidade mostra que a educação moral genuína combinará ensino de princípios e decisões livre do educando. Alguns esclarecimentos serão apresentados acerca do significado do dever (sentenças com a forma deve-se).

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco