Edição V. 6, Ed. 11 - 11/04/2006
Caçadores de Eclipses
Resolvi observar o eclipse solar do último dia 29 de março de 2006, em Tabatinga, somente por causa do Raul Seixas. Numa música, que nunca me sai da memória, ele dizia: "vocês só vão entender o que eu falei no esperado dia do eclipse". Dizem que quando Raul morreu houve um eclipse. Não sei. Talvez tenha sido um da Lua, ou mesmo um eclipse simbólico para a música brasileira. Sempre achei que Raul Seixas foi uma espécie de Roberto Carlos do mal (na melhor acepção da palavra "mal" e na melhor acepção da expressão "Roberto Carlos", não importando o que ela signifique). Dotado de uma extraordinária capacidade de manter-se entre as classes, Raul se comunicava com o peão e com o doutor com o mesmo tipo de desenvoltura que sorvia, matinalmente, seu copo de vodka com limão nas padarias da vida. Mas o tipo de eclipse que Raul caçava parecia ser bem diferente do tipo que houve em Natal e cercanias no último dia 29.
Leia este artigoEm busca de diálogo entre os ensinos superior e o médio
A mesa-redonda "Formas de acesso ao Ensino Superior" promovida pelo programa de Ensino Médio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ensino Médio), no dia 4 de abril, revelou a necessidade de maior diálogo entre as instituições do Ensino Superior e do Ensino Médio com relação aos programas e às datas dos vestibulares. O evento contou com a presença de cerca de 80 professores do Ensino Médio. Participaram da mesa os professores Marieta de Moraes Ferreira (FGV Ensino Médio), Maria Inês Fini (FE/Unicamp), Marcelo Macedo Corrêa e Castro (FE/UFRJ) e Maurício Luz (CAP/UFRJ).
Leia este artigoMova-Brasil
O título do projeto já é bastante sugestivo. Faz pensar em movimento, em mudança, é um apelo imperativo para que alguém ou algo (no caso, o Brasil) saia da inércia. O mais interessante é que Mova é, de fato, a sigla de um movimento, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, um programa criado pelo educador Paulo Freire, em 1989, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Leia este artigoA importância da ação dialógica na construção da identidade
Para explicitar esta narrativa, a reflexão foi organizada sobre dois eixos norteadores; a ação dialógica do docente e a construção de identidade do aluno.
Leia este artigoEducação, Cultura e Diversidade
A I Conferência que aconteceu no Fórum Mundial da Educação, dia 24/3/2006, no ginásio do Sesc de Nova Iguaçu, foi marcada pela presença de cerca de 5.000 pessoas. Apesar do calor e do sol fortes, da distância onde se localiza o Sesc e da variedade de opções que ocorriam paralelamente à Conferência, comparecer a um ginásio com a lotação esgotada era o melhor programa para um público, principalmente de mulheres - 90% do total -, discutir Educação.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui