Edição V. 6, Ed. 22 - 27/06/2006

Como se dá o voto proporcional

O julgamento jurídico do voto depende das normas constitucionais que o definem, em cada país. E as naturezas jurídicas são variáveis de acordo com a natureza do voto, que podem ser: expressão de uma fração infinitesimal da soberania do Estado; direito natural que compete ao cidadão como membro da coletividade estatal; direito político, a ser exercitado de acordo com a lei positiva; e dever político que corresponde à prática de uma função que emana do Estado.

Leia este artigo

Sobrenatural

Vou contar uma história que tem algo de sobrenatural. É uma história muito simples, mas tenho medo de tocar nessas coisas do outro mundo, por menos importante que elas sejam. Tenho um medo que me pélo. Acho que de ser castigada, por colocar o nariz onde não devia. Mas, vá lá, vou me arriscar.

Leia este artigo

Sobre Cavalos e Homens

Acho que não vou conseguir terminar de ler "Gorazde: Guerra na Bósnia Oriental (1992-1995)", de Joe Sacco. Não que a História em Quadrinhos (HQ) não seja boa. Ela foi eleita HQ do ano pela revista Time, e Sacco sabe como controlar a narrativa para transformar uma reportagem numa obra literária (mesmo em quadrinhos). Mas acho que não vou conseguir terminar, justamente porque, quanto mais avanço na revista, mas eu gosto dos cavalos.

Leia este artigo

O menino cósmico

É festa junina! O garoto acende a bombinha e, apreciando sua pequena explosão, expressa sua alegria com sorrisos e um grito de satisfação. Enquanto ainda se vê o clarão e se ouve o estampido, algo de inacreditável ocorre por entre as fagulhas que cintilam na noite escura e que extasiam o olhar do garoto.

Leia este artigo

Eletromagnetismo

Belmiro Wolski, é técnico em Eletrotécnica, engenheiro eletricista, licenciado em Pedagogia e com especialização em Acionamentos Industriais, Professor do Cefet-PR desde 1980, onde ministra as disciplinas de Eletromagnetismo e Circuitos Elétricos para os cursos de Engenharia Elétrica e Tecnologia em Eletrotécnica.

Leia este artigo

Observatório da Educação

O Governo Federal, por meio do Decreto n. 5.803, de 8 de junho de 2006, institui o Observatório da Educação - cuja finalidade é estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados em educação, em nível de mestrado e doutorado, por meio de financiamento específico - como projeto de fomento ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação, sob a gestão conjunta da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco