Edição V. 6, Ed. 24 - 11/07/2006
Adágios, ditados, ditos, provérbios e anexins
Presentes em todas as línguas, as parêmias - nome, digamos, técnico para enquadrar todas as frases que podem ser chamadas por um dos nomes acima - servem de fonte de ensinamento e conselhos, bem como de matéria-prima para críticas e paródias. Seu estudo em sala de aula foi sugerido como ponto de partida para se aprender a analisar textos mais complexos.
Leia este artigoFalando de poemas e poetas
Sem dúvida, seus alunos já leram ou ouviram poemas. Canções, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas que fazem parte de suas brincadeira, as músicas que ouvem e cantam, ou repentes, quadras e cordel: tudo isso pode ser considerado poema.
Leia este artigoComo são classificadas as formas de governo
Dando continuidade à série Eleições, o Portal da Educação Pública vem falar, nesta edição, sobre as diversas formas de governo - ordem jurídica do Estado - que são classificadas em diversas modalidades seguindo as escolas de pensamentos dos filósofos que as classificaram ou a herança de cada nação.
Leia este artigoMuseu Histórico Nacional está de cara nova
Aberta em 19 de maio de 2006, a primeira exposição permanente sobre o índio brasileiro é um dos marcos finais do Projeto de Restauração e Modernização do Museu Histórico Nacional, que vinha sendo realizado desde 2003.
Leia este artigoFestival Anima Mundi
O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, um dos maiores festivais do gênero do mundo, está de volta à cidade em sua 14ª edição. Ele acontece entre os dias 14 e 23 de julho.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."