Edição V. 6, Ed. 27 - 01/08/2006
A Cor da Cultura
Antes de ser sancionada a lei 10.639 (2003), que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas, nos níveis de Ensinos Fundamental e Médio, um pequeno grupo de intelectuais e artistas apresentou à TV Globo um projeto que previa a produção de uma série de minidocumentários para a televisão, sobre personalidades negras e a importância delas para a história e a cultura do Brasil. O projeto foi encaminhado ao Canal Futura, onde foi reformulado para atender a enorme demanda dos professores por capacitação, material didático e fontes de pesquisa nesse campo do conhecimento.
Leia este artigoA Ação Dialógica do Docente Contemporâneo na Construção da Identidade do Sujeito
Este artigo toma como referência a ação dialógica do professor contemporâneo de escolas públicas na construção da identidade dos sujeitos. A inquietação básica é a articulação do aluno-professor como proposta de construção do conhecimento que prioriza o diálogo como elemento primordial ao desenvolvimento das práticas pedagógicas e construção de identidade que se efetivam em sala de aula, possibilitando por meio da ação dialógica a formação de sujeitos reflexivos e atuantes no mundo globalizado.
Leia este artigoAs histórias, todas iguais, se repetem bastante?
As histórias, todas iguais, se repetem bastante? Há sempre gente que pensa que a vida é bem bela e depois que ela é terrível? Para que tantas estórias? Bastaria ao universo um javali devorado na África?
Leia este artigoProjeto "A Cor da Cultura" — Experiências
Meu nome é Sheila Lima, sou professora da Rede Pública Municipal de Niterói desde 1997 e estou terminando o Mestrado em História na Universidade Federal Fluminense. Pertenço ao quadro de funcionários efetivos da Escola Municipal Djalma Coutinho de Oliveira, que fica situada à rua Cinco de Março, nº 75, Riodades, Fonseca - Niterói, atendendo uma clientela de baixa renda, em grande parte. Dou aulas em três turnos, todos do primeiro segmento do ensino fundamental. A escola é dirigida pela Professora Aidê Rodrigues e conta com a Coordenação da Professora Ana Maria Borges, no turno da noite. Também desenvolvo as funções de Promotora da Leitura no Contexto Escolar e sou professora de Informática Educativa.
Leia este artigoMuseu do Índio
Basta digitar a palavra índio, no site de busca Google, para ver surgir um sem-número de ocorrências e destinos. Mas como um leigo pode saber onde encontrar conteúdo confiável sobre os índios brasileiros num mar de opções? A dica é acessar o primeiro destino da lista. Nesse caso, não é pura falta de conhecimento. Ao contrário, é a opção mais indicada, pois se trata do site do Museu do Índio, que, além de trazer informação de qualidade, já que o museu é uma instituição de referência nacional no tema, tem uma programação visual que cativa os olhos e desperta interesse para explorar seus domínios.
Leia este artigoDivina senhora
Ela chegou ao Rio de Janeiro há trinta anos e, desde então, sua principal missão foi a de perpetuar a cultura de sua terra natal em solo carioca. A maranhense Dona Antônia reproduz, com a obstinação digna das caixeiras mais divinas, um pouco do ritual e das festas tipicamente maranhenses. A festa do Divino Espírito Santo e os tambores de Mina e de Crioula são os principais acontecimentos no terreiro de Dona Antônia, que fica nos recantos de Nova Iguaçu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos nos últimos dois meses
Educação na imprensa
19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo
11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino