Edição V. 6, Ed. 29 - 15/08/2006
Um ofício dentro da vida
"Tudo que não é literatura me aborrece". Li isso quando tinha uns quinze anos. Se a memória não me deixar na mão, acho que foi num livro de Gustav Janouch, chamado Conversas Com Kafka. Janouch era um jovem candidato à poeta que conheceu Kafka e que o visitava no escritório de advocacia para conversar sobre literatura. Com quinze anos eu direcionei a frase de Kafka para o ato da leitura. Imaginava que talvez, o que ele estivesse tentando dizer era que a vida era muito curta para se ler qualquer coisa que não fosse literatura, ou para se fazer qualquer coisa que não tivesse a ver com algum tipo de "vivência literária".
Leia este artigoFolclore
São muitas as possibilidades de se trabalhar o tema do folclore em sala de aula, pelo menos foi isto que percebemos pelas respostas dos professores à pergunta: como você trabalha o folclore em sala de aula?, lançada em nosso último Discutindo.
Leia este artigoCalculu's
Ah, a Matemática... Imaginar que ela possa ser afável, instigante, divertida! Talvez porque tantos já tenham sofrido com essa disciplina exigente e pouco compreendida, os verdadeiros amantes da Matemática estejam desenvolvendo cada vez mais a sua criatividade para despertar o interesse dos jovens e, também, para ajudar os professores nessa árdua tarefa.
Leia este artigoVamos nos comunicar?
Uma das mais notáveis habilidades do ser humano é a de se comunicar com o próximo. Alguns podem discordar, alegando que as formigas, as abelhas, cupins e todos os animais, enfim, de alguma forma, se comunicam. Exceção feita aos golfinhos que, segundo pesquisadores, são capazes de emitir sons complexos, cuja frequência e amplitude, às vezes, se repetem, sugerindo que são capazes de "formar frases". O ser humano é simplesmente genial. Desenvolveu a fala e inventou idiomas e, dentro destes, os dialetos, a escrita. Quanto aos outros animais, ao que me consta, nunca ninguém viu um galináceo, por exemplo, cocoricando em idiomas diferentes. Nem sequer com sotaque diferente. Nem mesmo as galinhas caipiras têm um "r" pronunciado em seu cocoricó. Já imaginou um pintinho caipira piando "pir, pir"? Ou um cachorro lendo um jornal canino?
Leia este artigoRio foi maior cidade escravista da história
Em termos absolutos e relativos, segundo o professor Luiz Carlos Soares, a cidade do Rio de Janeiro, no período imperial, foi a metrópole com a maior população escrava da história, mesmo quando comparada com Roma no auge do Império. A afirmação foi feita durante a palestra A cidade do Rio de Janeiro no século XIX: capital do Brasil e metrópole imperial, última do ciclo Rio, Capital Imperial, na Casa de Rui Barbosa, no dia 11 de julho.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui