Edição V. 6, Ed. 35 - 26/09/2006

As forças da natureza

O funcionamento harmonioso do universo pode ser explicado através de quatro tipos de forças. Convivemos rotineiramente com pelo menos duas delas, mas dificilmente questionamos sua existência. O simples fato de podermos fazer uma caminhada está relacionado a uma força: a da gravidade. Sem ela, flutuaríamos sem condições de tocarmos compassadamente o solo com nossos pés. É a força gravitacional que determina nosso peso, que orienta o curso dos rios e a forma como as plantas crescem. Ë a força que mantém os planetas em suas órbitas e que possibilita a formação de estrelas através da condensação de poeira cósmica.

Leia este artigo

O Candidato de Platão

Repentinamente a temática da educação invadiu o horário eleitoral. Agora, a ideia de uma revolução, que antes poderia ser feita com armas, começa a ser pensada com livros e homens. Mas essa não é uma ideia nova. Ela tem mais de dois mil anos. Não sei se você já se perguntou, amigo leitor, quem inventou a escola? Que ideia estranha é essa de se retirar as crianças do convívio dos pais e levá-las para um outro lugar para serem instruídas (ou adestradas) conforme a teoria pedagógica do momento.

Leia este artigo

Contra a Síndrome do Avestruz: o voto

Tem um mito popular segundo o qual, nas situações de perigo, os avestruzes simplesmente enfiam sua cabeça na areia para se esconder. Há pessoas que parecem sofrer de mal parecido. Ao se encontrarem em situação desconfortável, procuram se esconder. Alguns dos sites e grupos que pregam o voto nulo na internet podem ser incluídos nesse grupo de pessoas. Desiludidos com dossiês, escândalos, CPIs, eles pregam o voto nulo como solução que obrigaria, entre outras coisas, os políticos a repensarem suas práticas. A reação a essa campanha já apareceu na mídia, em razão da ameaça velada à democracia representativa que a difusão dessa atitude representa.

Leia este artigo

Escola do Futuro da USP

Em 1987, o professor da USP Frederic Michael Litto foi passar um ano como pesquisador visitante na Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi dessa universidade americana que saíram os primeiros empresários e pesquisadores do Vale do Silício. Foi onde Frederic teve contato com o que de mais moderno havia na pesquisa de novas tecnologias e das ciências cognitivas - que estudam o processo de aprendizagem. Os resultados das pesquisas realizadas nesse encontro deram origem a Escola do Futuro da USP.

Leia este artigo

Ciência Móvel

No próximo dia seis será lançado, em Nova Iguaçu, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto "Ciência Móvel", uma carreta que vai circular por cidades do interior da Região Sudeste, resultado de uma parceria entre o Consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ e o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco