Edição V. 6, Ed. 39 - 23/10/2006

Escola empreendedora

A ideia de desenvolver projetos empreendedores foi implantada no nosso colégio no ano letivo de 2000 e, desde então, anualmente, trabalhamos diversos temas ligados à cidadania em nossos projetos pedagógicos.

Leia este artigo

O que é Ecopedagogia?

A Ecopedagogia é um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação. No Brasil, o principal centro de estudo sobre a Ecopedagogia é o Instituto Paulo Freire, em cujo site existe uma série de documentos e artigos sobre o tema, entre eles "Pedagogia da Terra - ideias centrais para um debate", de Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do IPF. O artigo foi apresentado no I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, Portugal, em março de 2000.

Leia este artigo

A transdisciplinaridade pervertida

A educação formal e a educação informal via meios audiovisuais se enfrentam, no mínimo, há mais de um século. Desde que dois tecnólogos franceses, Louis e Auguste Lumière, revelaram ao mundo um equipamento que permitia estabilizar a captação e a exibição de imagens em movimento. Era dezembro de 1896 e o aparelho foi batizado de Cinematógrafo. Estava criada a indústria do Cinema.

Leia este artigo

Divino Emaranhado na baixada maranhense

Diante das dificuldades e da precariedade de comunicação no interior, só agora já na ilha e capital São Luís, estou tendo a possibilidade de enviar as histórias e caminhos por onde passamos no projeto "Divino Emaranhado na Baixada Maranhense" realizado neste mês de setembro. O que foi interessante para se debruçar na criatividade do precário e se deixar imbuir da falta que é presente neste cotidiano.

Leia este artigo

Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte

Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.

Leia este artigo

Amigos do livro

Lá se vão cinco anos desde a inauguração do Amigos do livro, o endereço que transporta o internauta diretamente para o fascinante mundo dos livros. São informações sobre autores, editoras, livrarias e sebos, bibliotecas, grupos literários, profissionais do livro, fundações, ONGs, casas de cultura, notícias e serviços, na tentativa de promover e divulgar esse bem tão precioso, além é claro de agir como estímulo para o hábito da leitura.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco