Edição V. 6, Ed. 4 - 13/02/2006

Sobre ler, escrever – e educar crianças

É hora de por um fim em todas as manchetes sobre problemas de desempenho em nossas escolas - uma tarefa de longe mais fácil do que muitos imaginam. Primeiro parem simplesmente de chamar esses estabelecimentos de escolas, quando são na verdade instituições híbridas que estão criando muitas de nossas crianças, não somente as educando. Então, assegurem-se de que aqueles que fazem serviços tipo o das famílias devotem-se exclusivamente a essas tarefas, para que os educadores possam se concentrar nas matérias.

Leia este artigo

Histórias da campanha da Itália

No bojo das comemorações dos 60 anos do fim da II Guerra Mundial foi lançado o primeiro livro a tratar da história na vida de um pelotão da Força Expedicionária Brasileira. O livro é Irmãos de Armas: um pelotão da FEB na II Guerra Mundial (Codex, São Paulo, 2005), resultado da parceria do veterano José Gonçalves e do historiador César Campiani Maximiano.

Leia este artigo

Como criar um ambiente saudável na escola

É mais fácil praticar do que escrever quando se trata de criar um ambiente. Mas não há dúvida, a confiança que se deposita no professor é a pedra de toque para que saudáveis sejam as relações dentro da escola.

Leia este artigo

Juventude com causas

Um filme cujo título é "Edukadores" (Edukators) não precisaria de muitos argumentos para convencer ou, pelo menos, despertar a curiosidade de pessoas, como nós, envolvidas direta ou indiretamente com educação para que fosse assistido. Ainda assim, o filme pode ter passado despercebido por muita gente que já não frequenta os cinemas ou tem pouco tempo para ir à videolocadora mais próxima. E é para esses que vale a pena insistir: trata-se de um ótimo filme que coloca em cheque um grito juvenil lançado por Cazuza e bradado nos anos 1990 que dizia "ideologia, eu quero uma pra viver!"

Leia este artigo

Atenção: Submissão de trabalhos

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco