Edição V. 7, Ed. 13 - 03/04/2007

Cidades reversíveis: caminhos urbanos em Benjamin, Guattari e Janice Caiafa

Para o presente estudo, usei como base os seguintes textos: Caosmose, de Félix Guattari, Mil platôs 5, de Félix Guattari e Gilles Deleuze, Charles Baudelaire:  um lírico no auge do capitalismo, de Walter Benjamin e Jornadas urbanas, de Janice Caiafa.

Leia este artigo

A Hora do Sermão - A arte de se fazer sermão segundo Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Viera nasceu em Lisboa em 1608, veio para o Brasil aos sete anos e, em 1623, entrou para a Companhia de Jesus. Vieira destacou-se como missionário na defesa dos direitos indígenas contra os colonizadores portugueses. Além disso, declarou seu apoio ao fim da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e lutou pela abolição dos escravos.

Leia este artigo

Abolição da Escravidão Indígena: 1680 ou 1755?

Alguns sites apresentam o dia 1o de abril de 1680 como o Dia da Abolição da Escravidão Indígena. Nesta data, o rei de Portugal publicou mais uma lei que acabava com o cativeiro dos índios no Brasil. Para o professor José Ribamar Bessa Freire, a lei foi mais uma "pegadinha" de 1o de abril e fez parte da luta entre colonos e jesuítas pelo controle da mão-de-obra nativa.

Leia este artigo

Escola Digital

Para os que acessam o site www.programaescoladigital.org.br, a primeira impressão é a que fica. Do instante em que se entra na tela principal até a abertura da última janela do menu, somos introduzidos em um mundo cheio de movimento, cores e imagens, temos a certeza de que estamos diante de um material voltado para o público infanto-juvenil. Graficamente, a página lembra um muro pichado ou a capa de um caderno escolar. As informações escritas são sucintas e fluentes, tudo para atrair a atenção do público-alvo, compreendido na faixa de idade entre 12 e 15 anos.

Leia este artigo

Inscrições para III Fecti devem dobrar em relação a 2005

A expectativa dos organizadores da III Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (III Fecti) é de que dobre o número de trabalhos inscritos em relação à primeira edição, quando foram apresentadas 146 propostas. Segundo a coordenadora, Mônica Santos Dahmouche, este ano deverão ser inscritos mais de 300 trabalhos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco