Edição V. 7, Ed. 14 - 10/04/2007

De olho no óleo

Quem não se lembra da época da escola, quando a professora queria mostrar a diferença de densidade entre o óleo e a água? Ela os misturava em um recipiente, mexia, mexia, mexia e depois de uns instantes lá estavam os dois visivelmente separados. E o que estava sempre em cima? O óleo.

Leia este artigo

A incrível história de como o homem dominou a madeira e fez figuras

Na cultura popular brasileira, a arte de imprimir gravuras em pranchas de madeira – a xilogravura – está associada à literatura de cordel. Foi o baixo custo desta técnica que permitiu aos cordelistas ilustrar suas histórias. Na esteira desse barco surgiram artistas que souberam criar um estilo próprio que define o gênero.

Leia este artigo

Os Conceitos Básicos sobre Lixo - Os 5 R's

Conta-se que ocorreu um incêndio em uma floresta.Todos os animais se afastaram velozmente do foco do incêndio; mas um Beija-Flor vinha em sentido contrário, trazendo no bico uma gota d’água.Os que fugiam lhe perguntaram para que serviria aquela gota d’água... Ele respondeu que era para ajudar a apagar o fogo.Os outros acharam graça e tentaram mostrar ao Beija-Flor que aquilo era impossível, mas ele exclamou “apenas estou fazendo a minha parte!”

Leia este artigo

Uma maravilhosa forma de ensinar

Quando abrimos um jornal e vemos alguém defendendo o uso de tecnologia no ensino como a grande panaceia, o toque de midas proporcionado pela nossa época, nem podemos imaginar que este conceito encontra suas raízes bem antes da invenção do vídeo, do computador, e de todas as mídias que tornaram as aulas atuais acessíveis e prazerosas através da imagem. Nem lembramos de experiências como a de uma obscura associação de ilustres brasileiros que, no distante século XIX, utilizava projetores óticos em salas de aula: o Clube Politécnico.

Leia este artigo

Perspectivas da educação para um mundo melhor

Os maiores dragões do Século XXI, a má utilização da informação e do som, já começam a se refletir na educação do imaginário da humanidade: os homens pensam que o mundo está um caos, tornam-se retransmissores de tudo o que é ruim e aí os transtornos de comportamento vão se instalando e interferindo, profundamente, na harmonia e no bem estar da sociedade global. O jornalismo de grande parte do Planeta especializou-se em selecionar notícias trágicas. Há muitas pessoas viciadas na droga da violência.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco