Edição V. 7, Ed. 15 - 17/04/2007

Tijolos ecológicos feitos de garrafas PET

Ao ser procurado por um grupo de alunos de engenharia a fim de sugerir um trabalho que diminuísse os impactos ambientais nos igarapés, o professor de física Newton Lima, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Manaus (AM), acabou criando um inusitado tijolo feito de garrafa PET. Com a iniciativa,  matou dois coelhos com uma garrafada só: além de despoluir os igarapés com a retirada desse material, o tijolo-PET se mostrou um ótimo isolante térmico, bastante útil nas regiões quentes. A invenção tem tudo para impulsionar outras benesses como geração de empregos e construção de casas populares feitas desse novo material.

Leia este artigo

Instituto Cultural Cravo Albin

Fundado em 2001 para incentivar a pesquisa e a divulgação da cultura brasileira, em especial da música, o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) guarda em seu site boas surpresas para os que estudam ou se interessam pela MPB e pela cidade do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Transformando ferramenta em estratégia de aprendizagem

Na metade dos anos 60, um jovem estudante universitário britânico estava preocupado em como organizar suas notas de aula e de leitura. Sua capacidade de reter os conteúdos era inversamente proporcional ao volume de material a que era apresentado e que não parava de crescer. Com base em seus estudos de psicologia, em registros de técnicas mnemônicas antigas e em biografias de grandes personalidades, Tony Buzan, esse é seu nome, partiu para o desenvolvimento do que viria a ser conhecido como Mapas Mentais.

Leia este artigo

Carta resposta do chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos (1854)

Em 1854, ao ser sondado pelo governo Norte-Americano sobre o interesse de venda de suas terras, o  cacique Seattle, da tribo Suquamish, redigiu o hino de amor a suas origens que publicamos abaixo, documento cuja mensagem resgata os vínculos do homem com a natureza.

Leia este artigo

Prudência, ação e virtude

O ditado Antiguidade é posto, em muitos casos, traduz a mais pura verdade. Principalmente quando o assunto é filosofia. Muito do que se escreve hoje sobre o tema tem nos gregos antigos a principal inspiração.

Leia este artigo

Leia Kant!

Início de noite na cidade. O trânsito avança lento. Chego ao cruzamento. Na transversal, dezenas de carros esperam sua vez para cruzar. A minha frente, depois do cruzamento, não há espaço. O sinal passa do verde para o amarelo. Avançar mais seria bloquear o caminho de outras pessoas que em seus carros também querem chegar rápido em suas casas, tirar o dia do corpo debaixo do chuveiro, jantar, ver TV... Paro, então, na barra, antes da faixa de pedestres.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco