Edição V. 7, Ed. 27 - 10/07/2007

Cornélio Pires: idílio caipira

Fui à lousa e desenhei um esqueleto - Algum de vocês sabe o que isto? - Eu sei! Gritou um menino de olhar vivo. - Que é? - Sombração.

Leia este artigo

Avaliação

Na verdade, o que se tem exercitado, ao longo de tantos e tantos anos, não é nada mais do que uma prática desastrada de medir somente, ao invés de avaliar. Mede-se com dados pouco merecedores de crédito e, quantas vezes, não se aceita o consenso de uma frágil reunião do conselho de classe, porque a vaidade e o narcisismo onipotente manifestam-se, embaçando o olhar pedagógico.

Leia este artigo

Educação, privilégio de classe

Depois que os pais conseguiram matricular e vestir seus filhos, comprando inclusive uniforme de ginástica, também obrigatório e padronizado, esquecido por nós na reportagem passada, depois, enfim, que os pobres-diabos conseguiram passar o primeiro susto, pensam que tudo ficará em paz até o pagamento da segunda quota, marcado para dois meses ou dois meses e meio depois, no máximo... Doce ilusão! Ainda lia outra carta escondida na manga dos proprietários da cultura nacional: os livros e cadernos.

Leia este artigo

Sites úteis e fúteis

Não que aquele papelzinho de “telefones úteis” tenha ficado obsoleto, há certas situações em que ele é a única solução. Mas é inegável que seus irmãos virtuais, os “sites úteis”, vêm ganhando cada vez mais espaço. Para saber o número de algum estabelecimento, por exemplo, o oneroso 102 ou, para os mais econômicos, as pesadas páginas amarelas (ultimamente amplamente utilizadas como base de monitores) perdem para os sites de busca, na medida em que estes fornecem rapidamente as informações que gastaríamos um tempão no telefone para obter.

Leia este artigo

Enciclopédias Itaú Cultural

Reunir todo o conhecimento humano em um livro é um sonho antigo, tão antigo quanto, pelo menos, Aristóteles (384-322 AC) e o mais "recente" Plínio, o velho (23-79 DC). Esse livro, a enciclopédia, assumiu a forma que conhecemos hoje no século XVIII, mais precisamente, em 1728.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco