Edição V. 7, Ed. 5 - 30/01/2007

Série em DVD reconstrói Roma na transição da República para o Império

Ao longo dos últimos mil e quinhentos anos a mística do Império Romano tem permanecido. Normalmente lembrado no cinema e na TV pela perseguição aos cristãos e pela loucura de alguns de seus líderes - como Calígula e Nero -, o império não foi menos importante pela prosperidade alcançada durante a chamada Pax Romana, que serviu para difundir a cultura e as instituições de Roma em toda a Europa. Os acontecimentos que levam da passagem da república para o império e, com este, ao longo período de paz externa, são o pano de fundo da série de TV Roma.

Leia este artigo

Trabalhando com Jovens e Adultos

Sabemos da importância em oferecermos dentro da escola pública a modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). Bem estruturada e pensada como uma modalidade de ensino que atenda a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, ela favorece a permanência nas escolas destes jovens e adultos, propiciando aos mesmos uma educação de qualidade que serve, principalmente, para formá-los como cidadão. Isto inclui que eles recebam na escola conhecimentos sobre assuntos importantes tais como: a consequência do uso das drogas, a importância de uma alimentação adequada, seus direitos e deveres de cidadão, entre outros assuntos importantes capazes de desenvolver na população uma consciência maior do seu papel e função no mundo e um aprendizado que lhes propicie viver melhor em todos os sentidos em sociedade.

Leia este artigo

Anos 60

É difícil imaginar o mundo de hoje sem considerarmos as influências trazidas pelos anos 60 que contribuíram com mudanças significativas para a nossa sociedade. Igualdade social, liberdade sexual, luta pelos direitos políticos e pela liberdade de expressão foram algumas das conquistas daqueles tempos efervescentes, conduzidos por uma juventude apaixonada. Revolução era a palavra de ordem e o que a impulsionava era o sonho de um mundo sob o lema da paz e do amor.

Leia este artigo

Todos os séculos do mundo

Oferecer ao estético uma autonomia frente às pressões do mundo social pode ser um exercício comprometedor. Alguém já pode ter pensado que Wagner só foi possível porque houve as tais revoluções burguesas. Imagine como era difícil ouvir música no século XVII. Hoje você está rodeado de música, amigo leitor. Rádios, computadores, tvs, Ipods. Mas houve um período que a música necessitava invariavelmente de um executor e esse executor, geralmente a serviço de algum nobre, tocava nos salões dos palácios ou nas igrejas. Então, a burguesia exige seu quinhão de música e ajuda a produzir as orquestras sinfônicas. Grandes grupos de executores lotando teatros. Pode-se dizer que esse detalhe na estrutura da execução da música produziu a estética monolítica de um Wagner. O imenso ruído de trovões e a grandiosidade de uma música alta, que contamina uma grande audiência num mundo pós-aristocrático, no qual não é preciso ser amigo do rei, ou do duque, para ser um ouvinte. Basta ter dinheiro para pagar o ingresso.

Leia este artigo

Sua Língua

Se você é do tipo que tem, sempre ao alcance das mãos, um ou mais dicionários, uma gramática ou manual de redação e costuma recorrer a eles com certa regularidade, vai gostar de saber que existe na internet um espaço para pessoas que querem falar e escrever melhor, ampliar seus conhecimentos ou simplesmente se deleitar com o estudo do nosso tão rico idioma.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco