Edição V. 8, Ed. 1 - 08/01/2008

O bárbaro frente ao espelho

Para Ued Maluf, o filósofo das Estranhezas — professor dos Institutos de Psicologia da UFRJ e de Arte e Comunicação Social da UFF —, Robson Achiamé — criador e editor da revista libertária Letra Livre — e o Teatro Popular União e Olho Vivo, que exercem forte influência sobre minha práxis.

Leia este artigo

A necessidade e a contingência em Leibniz

O filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu na Alemanha em 1646 e morreu, também na Alemanha, em 1716. É considerado um dos grandes nomes da filosofia moderna e tinha como um de seus objetivos organizar todo o conhecimento humano. Criou o cálculo infinitesimal na mesma época que Newton, mas não obteve o crédito por tal descoberta. Além disso, aperfeiçoou a invenção de Pascal, a máquina de calcular. Se, como matemático, foi notável, como filósofo não foi diferente.

Leia este artigo

O passado em nós: lusa experiência

O que podem as datas? Aquilo que quisermos delas ou, melhor ainda, aquilo que delas fizermos. 1500, 1789, 1914, 1964... Apenas números agrupados? Memorizações intermináveis de um ensino que nos obriga e nos chateia mais do que nos presenteia?

Leia este artigo

Rachacuca

Rachacuca é um site feito para quem está a fim de se distrair exercitando a mente. Sendo assim, segue à risca o velho chavão que nunca sai de moda: “aprender brincando”. Lá está uma série de problemas lógicos, enigmas e desafios de raciocínio que realmente fazem o que o nome do site sugere: racham a cuca.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco