Edição V. 8, Ed. 4 - 29/01/2008

Reflexões sobre A segunda vida

Escrever sobre a produção de Machado de Assis não parece, num primeiro momento, uma tarefa divertida para as férias. O instante depois da decisão de pensar sobre a engenhosidade desse autor pode ser uma gota de suor frio a escorrer pelas têmporas, ou a confortável certeza de que há outros, mais experientes, capazes de levar adiante tal intento e poupar o leitor dos eventuais deslizes dos principiantes.

Leia este artigo

Processo avaliativo: reflexões sobre as novas tendências na educação e a necessidade de repensar a avaliação nas escolas

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) já completou seu decênio; muitos de seus artigos durante esse período foram reestruturados e consolidaram diversas melhorias e adaptações na educação; já se passaram também mais de três decênios desde a promulgação da lei anterior (5692/71).

Leia este artigo

Educação a Distância cresce mais ainda entre os cursos superiores

Os resultados do Censo da Educação Superior de 2006 foram divulgados dia 19 de dezembro de 2007 pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC. A finalidade do Censo é fazer uma radiografia da Educação Superior brasileira, oferecendo aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação, a partir das informações recolhidas sobre cursos e instituições de educação superior.

Leia este artigo

Trabalhando com arquivos compartilhados

Quantas vezes você, como professor, pensou em acompanhar os trabalhos em grupo que passou para seus alunos, mas não tem como fazer isso em sala de aula, porque reduz o tempo que tem com seus alunos?

Leia este artigo

Carnaval para todas as tribos

Evoé!!! O carnaval se aproxima e, com ele, as torcidas se dividem entre os amantes da festa momesca e os que não suportam o agito.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco