Edição V. 9, Ed. 19 - 02/06/2009

Como vai a vovó? A importância da terceira idade na primeira infância

A Creche Municipal Sonho Feliz, instituição promotora de educação, buscou despertar a reflexão de todos para com os direitos do idoso e salientar a importância da vovó no desenvolvimento social da criança.

Leia este artigo

Para além do que aparece

Flowerville, uma cidade high tech, envidraçada, com design altamente sofisticado; Nova Esplanada, uma tentativa de cidade modelo que não deu certo, construída sobre restos, pedregulhos, solo arruinado onde nada nasce; Cidade Velha; Moreirão, “o Maracanã dos ferros-velhos”. Esses são espaços que coexistem no romance As sementes de Flowerville, de Sérgio Rodrigues.

Leia este artigo

Ensino Médio carece de identidade

A questão do ensino no Brasil sempre foi algo bastante delicado. Problemas com vagas para alunos, salário dos professores e agora é a própria qualidade do ensino que está em crise. A situação vem piorando a cada ano e quem acaba sendo afetado com isso são os próprios estudantes, a quem o problema é diretamente ligado – ainda mais quando se fala de ensino público. Medidas são devidamente tomadas, mas nunca suficientes para acabar de uma vez com o problema. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ensino Médio é o elo fraco da educação básica brasileira.

Leia este artigo

A ética através dos tempos

Somos livres. A liberdade é a nossa maior qualidade e o nosso maior perigo. Liberdade significa responsabilidade. Nossa liberdade pode tanto ser usada para o bem quanto para o mal. Palavras abstratas como liberdade, pensamento e alma, de acordo com o uso, podem se equivaler. Ao dizer que o pensamento é livre, pode-se fazer o que bem entender. Daí ser a liberdade a mais suprema e a mais perigosa qualidade humana. O uso da liberdade tanto gerou santos – como São Francisco de Assis – quanto carrascos – como Adolf Hitler. A liberdade é antes de tudo composta por escolhas, sejam elas pessoais ou sociais. Não é concebível um ser humano para si. Nascemos para alguém, seja pelo casamento, pela liderança, para participar da vida política. A liberdade é para coisas grandes, nasceu para elas. A liberdade não é um direito decretado, a pessoa é livre porque é.

Leia este artigo

Portal sua pesquisa

Com uma linguagem didática e acessível, o Portal Sua Pesquisa é um completo banco de dados na internet; traz informações científicas, culturais, históricas e educacionais sobre diversas áreas de interesse dos estudantes. O principal objetivo do site é divulgar conhecimentos e ampliar o desenvolvimento cultural dos brasileiros.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco