Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.
A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6
Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaA pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.
Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente relato visa apresentar a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e os avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados obtidos evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.
A importância da transferência freudiana na escola: um relato de experiência no estágio em Ensino Fundamental
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva refletir sobre as experiências no Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola, sobretudo em relação aos contextos de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto institucional. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.
Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas
Biologia e BiociênciasAs tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.
Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil
Língua Portuguesa e LiteraturaEste estudo avalia a importância do letramento desde a entrada da criança na escola e seu desenvolvimento da leitura, observando as próximas etapas, principalmente a alfabetização, quando a criança é inserida diretamente no processo de escrita. Essa inserção visa ao desenvolvimento integral dos indivíduos já na Educação Infantil, como já descrito na BNCC, incorporando-os em um ambiente que lhes apresente as práticas de leitura e escrita vivenciadas em uso social nos mais diversos contextos sociais. Apresentamos aqui como recurso uma proposta de sequência didática em que podem ser explorados alguns aspectos do letramento.
História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar
HistóriaEste trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.
Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política EducacionalO Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.
A história dos trens no Brasil
HistóriaA relação íntima entre currículo e Cultura
Formação de ProfessoresÉ preciso entender o processo de construção do conhecimento na escola para estimular novas abordagens valorizando aspectos culturais na articulação dos conteúdos curriculares a fim de contribuir para a formação da identidade do estudante.