Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
Educação Inclusiva e formação continuada de professores no Ensino Fundamental I: reflexões a partir de uma experiência educativa na rede pública municipal de Guaçuí/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

O principal objetivo do presente trabalho foi apresentar algumas reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos da rede municipal nas escolas do segundo ano da Educação Fundamental de Guaçuí/ES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com docentes atuantes nesse nível de ensino (os professores diretamente envolvidos) acerca de suas percepções a respeito da formação continuada, no intuito de investigar o quantitativo de crianças em atendimento. Por meio da pesquisa, foi possível perceber que há inúmeras dificuldades no cotidiano escolar da Educação Inclusiva.

Parnasianismo: o universo de José María de Heredia Girard com as divindades mitológicas
Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

Uma aula interdisciplinar trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Artes e obteve o reconhecimento dos alunos ao realizarem trabalhos em grupo sobre o assunto, valorizando o trabalho docente com atividades diversificadas.

O ensino dialógico da Língua Portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Avaliação, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa tem como tema o ensino dialógico da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental e sua contribuição para a preparação de cidadãos conscientes; ela visa esclarecer a importância do ensino em diálogo levando em consideração fatores que influenciam direta ou indiretamente o fazer pedagógico no interior das salas de aula. Em linhas gerais, o objetivo principal diz respeito à compreensão da função social da escola manifestada a partir dos componentes curriculares sobre seu alunado de modo a desenvolver a consciência crítica e a formação de sujeitos competentes frente ao uso e adequação das manifestações da língua.

Professor da EJA: o sujeito da práxis pedagógica
Antropologia, Comunicação, Filosofia, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que aborda a ação dos professores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins/RN. As reflexões estão voltadas à práxis dos docentes, bem como do universo do público discente que frequenta as aulas da modalidade. A pesquisa constituiu-se na aplicação de questionários semiestruturados entre professores e alunos, abordando a importância da formação docente para esse público-alvo. O amparo metodológico se deu por leituras pertinentes à temática.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
Matemática

Este relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.

Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

A emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.

O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar
Saúde, Psicologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho se propôs a analisar o vínculo social existente entre educador e educando e como isso poderia influenciar o processo de aprendizagem em toda a sua amplitude. Considerando o viés omnilateral da aprendizagem; as profissões ou fazeres impossíveis apresentados por Freud: governar, educar, analisar e fazer desejar (contribuição de Lacan); os discursos apresentados por Lacan: Do mestre, Da histérica, Do universitário e Do analista; um olhar sobre a indisciplina como uma forma de aprendizagem e a disciplina como fator positivo e não punitivo nesse processo, perpassando o conteúdo, as relações interpessoais (laços sociais), a metodologia de ensino e sociedade como um todo.

Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e Matemática

No presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.

Ensino da Língua Inglesa na interface da Cidade Educadora: uma pesquisa do tipo estado da arte
Língua Estrangeira

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do mestrado em Educação que tem como objeto de estudo o ensino da Língua Inglesa na etapa do Ensino Médio e sua relação com a cidade como espaço educador, alinhando-se com o conceito de cidades educadoras. O problema de pesquisa que orienta este estudo consiste em averiguar o que as pesquisas acadêmicas presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) revelam sobre o ensino da Língua Inglesa na etapa do Ensino Médio na interface com a cidade enquanto espaço educador.

Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.