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Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX
HistóriaA história do ensino de Ciências no Brasil sofre as consequências das mudanças políticas no país, ainda na época da Colônia, a começar pela educação dada pelos jesuítas logo após a chegada dos portugueses e até os dias atuais, com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares.
As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política EducacionalPara pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.
Considerações sobre o romance de formação
Pretendemos com este texto apresentar algumas considerações sobre o “romance de formação” (do original no alemão Bildungsroman) como gênero literário e como percurso filosófico e pedagógico. O termo formação (Bildung), na língua alemã, é carregado de sentidos relacionados à ideia de imagem (Bild) e de forma, apresentando-se como um processo educativo que visa dar uma forma ao ser humano, conforme uma imagem ideal que dele se estabelece.
Práticas pedagógicas e mediativas para o Ensino Religioso com foco no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo propiciar ao professor de Ensino Religioso e ao aluno da Educação Básica uma viagem instigante e reflexiva pelo mundo do fenômeno religioso, experienciando as dimensões da teoria e da prática. A proposição surgiu com o intuito de aprofundar as experiências adquiridas no campo escolar e acadêmico. O que se espera é a condução e o auxílio de metodologias a partir das quais os estudantes atuem como protagonistas de sua aprendizagem e que nos espaços da sala de aula haja a resolução dos conflitos; afinal, a mediação como prática dialógica valoriza a cooperação.
A importância das brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação InfantilO presente artigo é uma pesquisa bibliográfica na área da Educação que contextualiza os caminhos da Educação Infantil até os dias atuais e a concepção de criança, enfatizando a importância das brincadeiras como processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. Com as brincadeiras, as crianças aprendem, descobrem novas formas de se divertir e desenvolvem habilidades importantíssimas para a sua formação. As brincadeiras desempenham um papel fundamental, pois é a partir delas que as crianças aprendem, criam, imaginam, socializam e trazem para a ação do brincar fatos ocorridos em seu cotidiano, manifestando sentimentos e vontades.
Heróis do Brasil profundo: um projeto didático de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo traz um projeto didático de Língua Portuguesa voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental a fim de proporcionar o conhecimento de lendas e mitos brasileiros, promovendo o reconhecimento de seu valor histórico e cultural e a identificação dos heróis dessas narrativas e de suas virtudes. O projeto tem como foco a realização de uma exposição sobre esses heróis e prevê etapas a serem desenvolvidas, como rodas de contação de histórias, apreciação de materiais audiovisuais, leitura de livros, produção textual, criação de ilustrações e elaboração de uma instalação artística.
Ensino híbrido: uma relação entre a avaliação e a prática docente
Avaliação e Formação de ProfessoresO presente texto tem como objetivo analisar e relacionar as metodologias ativas a praxis pedagógicas, as quais são problematizadas nos cursos de formação inicial e continuada como ferramentas eficazes diante de uma conjuntura cada vez mais perpicaz no que tange o sucesso ou o fracasso escolar. Partindo desse pressuposto, torna-se considerável analisar especificamente o ensino híbrido e os métodos da avaliação na Educação Básica como o ponto de partida para uma proposta de ensino e aprendizagem que permeia o cotidiano escolar. Como metodologia de pesquisa, recorreu-se à revisão da literatura, fundamentada teoricamente à luz de José Manoel Moran, para os debates acerca das metodologia ativas, Carlos Cipriano Lukesi sobre a avaliação como aprendizagem e Maurice Tardif e Selma Garrido Pimenta, para as questões da formação docente, além de artigos disponibilizados em bancos de dados de revistas científicas. Os resultados indicam que as tecnologias fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes, mas que instituições de ensino e professores ainda não estão amplamente familiarizados com essas práticas inovadoras. Portanto, é pertinente fomentar as questões das metodologias ativas nos cursos de formação docente e compreender que o sucesso no cotidiano escolar só dependerá do apoio e debates da comunidade escolar no que tange às práticas pedagógicas.
Ações e recomendações da Unesco para o Brasil e Portugal, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.
Construção e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional
Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEste artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.