Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Globalização: algumas reflexões

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de globalização. Para tanto, primeiramente expomos a origem do termo globalização e algumas das tentativas no meio acadêmico de chegar a uma definição que abarque a complexidade com que esse processo se manifesta em nossa sociedade. Em seguida, questionamos a ideia de homogeneização mundial, bem como a de perda da importância da escala local. Abordamos a importância das diferenças culturais entre as civilizações na construção de fronteiras entre os povos, como um elemento de exclusão e união num mundo "pseudoglobalizado". Finalmente, questionamos o mito da sociedade emancipada pela informação, que longe de integrar o mundo torna-se mais um agente de exclusão social em diferentes escalas espaciais de análise.

O contexto da Linguística de Corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico
Língua Portuguesa e Literatura

A Linguística de Corpus teve suas raízes nas décadas de 1950/1960, quando computadores começaram a ser usados para analisar textos. A primeira geração de corpora consistia em coleções de textos impressos transcritos manualmente em fichas e, mais tarde, em computadores. Nas décadas de 1980/1990 houve grande desenvolvimento com a digitalização. A Linguística de Corpus auxilia na identificação de padrões de linguagem, vocabulário e estruturas discursivas em textos acadêmicos. A análise de corpora também é utilizada para identificar erros na escrita, incluindo questões de gramática, vocabulário e estruturação.

Educação a Distância: tecnologias de informação e comunicação, sistemas de informação e a formação de docentes
Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo promove uma discussão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação e dos sistemas de informação na formação de docentes. Apresenta como são estruturados os cursos de Educação a Distância (EaD) e em seguida são avaliados alguns dados estatísticos do Censo do Ensino Superior 2018 elaborado pelo INEP em relação aos cursos de graduação ofertados nessa modalidade. A produção desse artigo é motivada pelo contexto da pandemia de covid-19 que tem provocado questionamentos acerca da função e da importância das TIC nos modelos de educação contemporâneos e na formação dos(as) profissionais docentes.

Sentidos sobre o processo de aprendizagem: trajetórias e significados da formação à docência
Formação de Professores

Este texto constitui-se em um relato de experiência fruto do processo de aprendizagem e formação ocorridos durante o desenvolvimento do Pibid da Pedagogia (UFS) na Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, localizada na cidade de Aracaju/SE, tendo como objetivo registrar e promover reflexões a partir das vivências e conhecimentos construídos. As experiências aqui descritas ocorreram de dezembro de 2018 a janeiro de 2020. Os resultados obtidos demonstram a importância do desenvolvimento de construção de conhecimento com base na atuação do estudante de Pedagogia no chão da sala de aula.

As cartas reutilizadas pela mestra Chiquinha Leite em Três Barras/MG como fonte para o estudo do tropeirismo
História da Educação

Francisca Leite Teixeira colocou sua escola no povoado de Três Barras/MG entre 1884 a 1901. De família de negociantes/tropeiros diamantinenses, reutilizou cartas de seus protetores e conhecidos para que seus alunos aprendessem as lições escolares. As cartas/exercícios sobreviveram ao tempo no Arquivo do Iphan do Serro/MG. Apresentamos algumas cartas, pertencentes ao comerciante Joaquim Casemiro Lages, demonstrando suas sociabilidades do século XIX no Norte de Minas ligadas ao mercado de tropas de Diamantina/MG. O resultado é um panorama das sociabilidades da mestra Chiquinha Leite e de Casemiro Lages e um perfil do tropeirismo mineiro.

O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

No presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.

A importância das brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica na área da Educação que contextualiza os caminhos da Educação Infantil até os dias atuais e a concepção de criança, enfatizando a importância das brincadeiras como processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. Com as brincadeiras, as crianças aprendem, descobrem novas formas de se divertir e desenvolvem habilidades importantíssimas para a sua formação. As brincadeiras desempenham um papel fundamental, pois é a partir delas que as crianças aprendem, criam, imaginam, socializam e trazem para a ação do brincar fatos ocorridos em seu cotidiano, manifestando sentimentos e vontades.

Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de Professores

As escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.

A qualidade de vida no trabalho do professor: uma revisão da literatura necessária ao processo de formação continuada do profissional da Educação
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade principal analisar, a partir de uma revisão de literatura, a qualidade de vida no trabalho do professor e suas implicações no processo de formação continuada. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Esta revisão permitiu identificar os fatores que determinam a qualidade de vida objetiva ou subjetiva dos professores. No entanto, a escassez de estudos sobre o tema e a fragilidade dos inquéritos longitudinais permitiram apresentar algumas recomendações de investigação, como a observação de correlações entre a qualidade de vida dos professores e dos alunos e pesquisas transdisciplinares no ambiente escolar.

A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local
História

O presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.