Biblioteca
Filtrar os artigos
O Jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.
Alfabetização e Psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança
Educação InfantilO presente estudo visa esclarecer que a abordagem psicomotora no processo de alfabetização de escolares em fase inicial colabora para o pleno desenvolvimento destes. O aporte teórico encadeia ideias para o melhor entendimento do desenvolvimento infantil, do papel da escola no processo de alfabetização e da psicomotricidade na escola. A metodologia utilizada contou com a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que reuniu um acervo de autores importantes das áreas da alfabetização, do desenvolvimento infantil e da Psicomotricidade, como Barbosa, Silva e Le Boulch, e teorias para embasar as análises observadas pelas autoras. Foi possível inferir que a utilização da abordagem psicomotora por professores das séries iniciais, de forma adequada, respeitando o processo de desenvolvimento infantil e as características de cada fase, para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, é uma proposta que significativa para o desenvolvimento pleno dos alunos.
Uma criança autista na creche: acolhimentos, possibilidades e reflexões!
Educação InfantilO presente artigo tem o objetivo de oferecer subsídios para reflexões a respeito do atendimento educacional de uma criança autista em creche. Baseado em estudo de caso, subsidiado por referenciais teóricos de autores da área, como Ambrós, Mantoan, Moreira e outros, e em legislações sobre o tema, buscamos refletir sobre o atendimento ofertado, dadas as especificidades educacionais de crianças autistas, especialmente no ambiente de creche. Nossas conclusões parciais apontam que ainda resta um caminho a ser percorrido para que se efetive o atendimento educacional preconizado nas legislações vigentes, mas que, ainda assim, foi possível constatar avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança autista no contexto da creche.
Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.
"O diário de Anne Frank" na escola: diálogos de reencontro
Vivências de Sala de AulaEste texto narra o desenvolvimento da atividade de leitura do livro O diário de Anne Frank (2017) em quadrinhos realizada em 2021, no contexto de ensino remoto emergencial, com uma turma de 5º ano do Colégio Pedro II, escola pública federal situada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal era proporcionar aos estudantes momentos de trocas referentes às experiências advindas do isolamento social imposto pela pandemia. A experiência foi significativa para o grupo; foi possível observar, ao longo de nossas leituras e diálogos, uma troca de experiências afetiva, com o envolvimento entre pares.
Exposição excessiva às telas digitais e suas consequências para o desenvolvimento infantil
Educação InfantilEste artigo se dedica ao estudo do uso das telas digitais por crianças de zero a três anos de idade, verificando quais as percepções dos pais e professores no que diz respeito à apropriação das tecnologias pelos infantes. Para isso, a pesquisa adotou como aporte teórico uma perspectiva histórica da infância com estudo de teorias sobre o desenvolvimento infantil, a fim de compreender qual o uso adequado dos recursos digitais para a faixa etária indicada. A pesquisa de campo se baseou na coleta de dados qualitativos junto a pais e professores de duas escolas do município de Janaúba/MG, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino.
Uma perspectiva sobre metodologias e práticas docentes vistas por uma aluna de pedagogia no estágio supervisionado
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA prática docente é muito importante para o desenvolvimento da carreira do magistério, respeitando o aluno e seu processo de aprendizagem, valorizando a brincadeira como forma de construir o conhecimento em sala de aula e gerar educandos atuantes, autônomos, ativos, críticos, reflexivos e participativos.
Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais de uma escola pública de Roraima
Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política CulturalEste relato apresenta uma experiência educativa, visando à promoção da alfabetização científica e tecnológica (ACT) dos estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Boa Vista/RR. Como fruto de uma pesquisa qualitativa, o relato adota tom analítico e interpretativo dos resultados colhidos, registros em caderno de campo, filmagens e fotografias. Os resultados sugerem que o uso da realidade aumentada contribuiu para a facilidade na aquisição de conceitos científicos na área de Ciências Naturais, assim como ampliou as possibilidades de compreensão.
Um exercício reflexivo-argumentativo: a escolha de um modelo historiográfico dentro das possibilidades mais utilizadas na academia
HistóriaO estudo da história da Escola Normal Carmela Dutra, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que teve como modelo, em sua criação, o renomado Instituto de Educação, pensado por Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo em 1932.
Ofensiva neoliberal e as implicações na área educacional
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalA mundialização do capital trouxe novas configurações para a área educacional. No Brasil, desde 1995, aprofundou-se a ideia de desresponsabilização do Estado quanto à oferta dos serviços públicos. O campo educacional se tornou um mercado competitivo para as empresas especialistas em serviços educativos; a vinda dos empresários da Educação para a formulação e avaliação das políticas públicas levou à competição entre as escolas. A lógica mercantil adentrou os espaços educativos no processo de incorporação da competitividade empresarial no setor público; o gerencialismo passou a ser a base de reorganização do trabalho educativo.