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A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local
HistóriaO presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.
Modelos didáticos para o ensino de Biologia e Saúde: produzindo e dando acesso ao saber científico
Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaAtualmente, doenças virais como gripes, zica e febre amarela têm preocupado bastante a população, sobretudo no Estado do Rio de Janeiro, tipicamente quente e úmido. Os vírus são partículas infectantes muito peculiares, e sua estrutura pode gerar certa confusão nos estudantes. Nesse sentido, diante da carência de recursos adaptados, ferramentas como os modelos didáticos podem favorecer a compreensão da estrutura viral e tornar o assunto um pouco mais próximo dos estudantes. Este relato teve por objetivo a elaboração de modelos de estruturas virais com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada no município do Rio de Janeiro. Levou em conta o reaproveitamento de materiais de baixo custo e a possibilidade de trabalhar com arte, propiciando mesmo a um estudante de baixa visão uma experiência mais atrativa para aprender assuntos de Virologia. Buscamos com isso disseminar experiências de inclusão que sirvam de modelo para outros profissionais.
Ensino remoto e Matemática: a participação restrita de estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de AulaEste texto é oriundo do Estágio Curricular Supervisionado III, que, devido à pandemia, aconteceu de maneira remota. Os estudantes pouco se envolveram com as atividades propostas, justificando o objetivo deste artigo, que é identificar os motivos que levaram à participação restrita dos estudantes em Matemática no ensino remoto. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário aos estudantes. Os dados apontam que os participantes têm outras ocupações, por isso a participação restrita nas aulas de Matemática. A carga elevada de exercícios aparece em destaque nos resultados. Esses dados alertam para a necessidade de repensar o ensino desse componente curricular, ainda de forma mais intensa no ensino remoto noturno.
Um olhar sobre o letramento digital do Novo Ensino Médio no interior do Amazonas
Outras Mais EspecíficasEste artigo descreve as práticas de letramento digital entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Amazonas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com aplicação de questionário sobre acesso, uso da internet, tempo de conexão e interesses. Considerando teorias discursivas e estudos de letramentos, os resultados apontam baixa adesão ao uso investigativo da rede, limitando-se às mídias locais, necessitando promover novas abordagens de competência digital capazes de empoderar criticamente os indivíduos na transformação social.
Educação presencial mediada por tecnologias com estratégia b-learning e aprendizagem ativa no Ensino Técnico
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA aprendizagem ativa é baseada na motivação e participação do aluno como protagonista de seu aprendizado. Ao mesclar tecnologias da educação a distância (EaD) ao ensino presencial, o b-learning (ou ensino híbrido) atua como estratégia de aprendizagem ativa. Experiência com o b-learning realizada numa escola técnica da Faetec usa essa estratégia de ensino-aprendizagem em uma escola pública.
Como a Escola dos Bárbaros?
Afirmar que a escola brasileira está em crise não é exagero nem uma novidade, infelizmente. Mas qual seria a razão para tamanho problema? Ao procurarmos explicação para essa crise, nos perdemos na tentativa de definir o que é causa e o que é consequência de tudo.
A pesquisa como via metodológica de ensino-aprendizagem – fragilidades e fortalezas na perspectiva dos discentes
Vivências de Sala de AulaO ato de pesquisar é estratégico para que alunos aprendam de forma autônoma e critica. Este trabalho foi elaborado com pesquisas bibliográficas e aplicação de formulário com questões abertas e fechadas, tendo como colaboradores discentes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus São Vicente. Os resultados da investigação se convertem em uma oportunidade para reflexão sobre a necessidade de uma nova prática pedagógica, fundamentada na pesquisa enquanto estratégia metodológica de ensino e na busca de uma educação efetivamente emancipadora.
O socialismo é uma doutrina triunfante
Crítico literário, professor, sociólogo, militante. Um adjetivo sozinho não consegue definir a importância de Antonio Candido para o Brasil. Considerado um dos principais intelectuais do país, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância, o senso de humor, o otimismo. Antes de começar nossa entrevista, ele diz que viveu praticamente todo o conturbado século XX. E participou ativamente dele, escrevendo, debatendo, indo a manifestações, ajudando a dar lucidez, clareza e humanidade a toda uma geração de alunos, militantes sociais, leitores e escritores. Aos 93 anos, Antonio Candido explica a sua concepção de socialismo, fala sobre literatura e revela não se interessar por novas obras.
A guerra de três mundos
Essa é a história de um outro mundo que vive à espera de um outro mundo. E nenhum desses dois mundos é o nosso. Por isso, para prosseguir na leitura, é preciso que o leitor se dispa de suas noções de possível e impossível. Se eu fosse fazer a genealogia do terror muçulmano, o leitor se perderia num emaranhado de nomes de difícil pronúncia. Teria de voltar aos precursores dos homens-bomba, os adeptos da seita dos assassinos, no século XI, que inauguraram os ataques suicidas. Mas não será necessário recuar tanto. Porque a sustentação teórica do terror islâmico contemporâneo foi elaborada no século XX. Dois nomes se destacam: Hassan Al-Banna e Sayyid Qutb. Conhecê-los, saber o que pensam e o que pregam, é fundamental para entender a al-Qaeda e Bin Laden. É este o propósito da série de três artigos que tem início hoje. Se eu obtiver êxito, o leitor nunca mais achará que a possibilidade de um ataque terrorista usando armas atômicas é apenas uma paranoia. E, talvez, passe a admitir que, contra essa gente, nossa forma ideal de combate, nós que não gostamos de guerras, não tem serventia. Porque o lema que eles usam desde 1928 - "preparem-se para a Jihad e sejam amantes da morte" - não é uma frase vazia.
Modelo didático tridimensional aplicado ao ensino sobre os besouros (Insecta: coleóptera)
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, esta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana/AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.